16 de jun. de 2016

10 coisas que estavam vivendo dentro de seres humanos

Todo mundo já ouviu lendas urbanas sobre pessoas que foram nadar em rios ou lagos e descobriram semanas mais tarde que tinham engolido um ovo e agora tinham uma cobra totalmente crescida ou algo do tipo vivendo dentro do seu corpo. Claro, essas histórias são ridículas. A maioria dos animais seria completamente incapaz de viver dentro de um corpo humano. Mas, por mais improvável que pareça, existem exceções a esta regra, algumas um pouco mais chocantes do que você pode imaginar.

10. Vagem no pulmão

No verão de 2010, Ron Svedan, um homem de 75 anos, estava com enfisema durante vários meses, tossindo muito e sentia muito menos energia do que o habitual. Embora muitas pessoas possam simplesmente assumir que este tipo de coisa é inevitável para um homem de 75 anos de idade, Svedan estava preocupado que tivesse um tumor em seu pulmão. 

Em um dia particularmente ruim, ele foi levado ao hospital e radiografado depois que sua esposa chamou os serviços de emergência. Os raios-X revelaram um crescimento em seu pulmão esquerdo, que também havia entrado em colapso. Levou uma agonia de 10 dias para os resultados de Ron voltarem do laboratório, mas, quando isso aconteceu, eles mostraram que o homem não tinha câncer.

Longe de um tumor, o crescimento dentro dele era na verdade uma vagem de ervilha pequena. Os médicos especulam que a ervilha tenha sido acidentalmente inalada e o pulmão provou ser uma atmosfera ideal – quente e úmida – para que ela viesse a brotar. A planta foi removida cirurgicamente, e Ron ficou bem. Ele não sentiu remorsos em relação às ervilhas por esta experiência – comeu algumas delas em sua primeira refeição após a cirurgia.


9. Peixe no pulmão

Anil Barela é um menino de Madhya Pradesh, na Índia. Um dia no ano passado, quando ele tinha 12 anos, começou a ter dificuldade para respirar depois de ter brincado em um rio com alguns amigos. Assim, ele procurou atendimento médico, e uma cirurgia relativamente curta e simples resolveu seu problema de respiração. 

A fonte de seus problemas acabou por ser um peixe de 9 cm que estava vivendo em seu pulmão. Aparentemente, a “brincadeira” no rio era engolir peixes vivos, um passatempo popular entre as crianças locais.

Anil tinha decidido colocar o peixe na boca e inalá-lo, em vez de simplesmente engolir a coisa como uma criança normal. A sucção puxou o peixe diretamente para seu pulmão. Ele ficou bem após a cirurgia, e o peixe ainda estava vivo quando os cirurgiões o encontraram no corpo do menino, embora tenha morrido pouco depois.

8. Larvas

Aaron Dallas era apenas um turista comum em uma viagem a Belize, no verão de 2007. As férias correram bem, em geral, aparentemente passando sem incidentes. “Aparentemente” porque, ao voltar para os EUA, Aaron notou várias protuberâncias em seu couro cabeludo. 

Os médicos inicialmente culparam picadas de insetos ou a herpes zóster – uma reativação do vírus da varicela -, até que eles notaram que as protuberâncias estavam em movimento. A causa? Cinco larvas estavam vivendo em seu couro cabeludo. Se ele tocava as protuberâncias, podia literalmente senti-las em movimento, mas, até os médicos identificarem os parasitas, pensavam que era apenas sangue correndo ao redor da cabeça do infeliz paciente. Mais terrível ainda, Dallas podia até mesmo ouvir as larvas dentro de sua cabeça. No fim, elas foram removidas, e agora todos nós podemos descansar tranquilamente sabendo que isso provavelmente nunca acontecerá novamente.

Exceto para Rochelle Harris, de 27 anos que, ao voltar para a Inglaterra vinda do Peru, começou a sofrer de dores de cabeça, dor no rosto e descargas sonoras causadas por um número de vermes em seu ouvido. Rochelle teve que passar horas ouvindo as larvas se deslocando ao redor de sua cabeça, enquanto os médicos tentavam em vão afogá-las com azeite de oliva. No final, oito larvas vivas foram removidas cirurgicamente da pobre mulher.

7. Enguia no intestino

Em 2010, um chef de 59 anos de idade não identificado foi a um hospital em Sichuan, na China, depois de sentir dores no abdômen, sangramento anal grave e outros problemas desagradáveis. Seus médicos, intrigados, optaram por realizar uma cirurgia exploratória, provavelmente à espera de encontrar algo como um tumor ou um órgão danificado. O que eles descobriram foi que o intestino delgado do homem estava danificado – pela enguia que eles encontraram vivendo lá dentro. No início, parecia que a enguia de alguma forma havia feito o seu caminho até o corpo do homem através de uma refeição que ele tinha comido no dia anterior, mas a causa real logo veio à tona: ele tinha saído para beber com os amigos e desmaiou. Então, eles decidiram fazer uma brincadeira inocente e não pensaram em nada melhor do que inserir uma enguia viva em seu ânus. O homem faleceu 10 dias depois.

Outro homem na China decidiu tentar fazer isso por si mesmo, depois de supostamente ter visto tal prática na pornografia. Ele foi admitido em um hospital e passou por uma cirurgia, onde uma enguia de 50 centímetros foi removida de seu corpo depois de ter mastigado o cólon do homem. Este indivíduo sobreviveu para enfrentar acusações de crueldade animal.

Um terceiro homem na China teve uma enguia nadando em sua bexiga (através da pior rota imaginável) durante um tratamento de spa que envolvia enguias comendo a pele morta para trazer as camadas mais saudáveis para a superfície da pele. Este homem viu – e provavelmente sentiu – a enguia de 15 centímetros em seu caminho, mas o animal revelou-se muito escorregadio para agarrar e teve que ser removido mais tarde.

6. Peixe na bexiga

Um menino de 14 anos na Índia foi para o hospital depois de sentir dor e dificuldade de ir ao banheiro, apesar de não ter histórico de problemas urológicos. Vários testes foram executados, e os médicos acabaram por ser capazes de identificar a fonte de sua angústia: havia um pequeno peixe vivendo dentro da bexiga do menino. Eles tentaram algumas maneiras diferentes de tirar o peixe para fora, e, eventualmente, tiveram que usar um ureteroscópio (que é exatamente tão terrível quanto parece, senhores).

Mas o que realmente faz esta história valer a pena é a desculpa do menino sobre a forma como o peixe acabou por lá: ele estava no meio da limpeza do seu tanque de peixes, quando precisou ir ao banheiro. Naturalmente, ele manteve o peixe em sua mão enquanto se aliviava, e, em seguida, o peixe escorregou da sua mão e pulou no primeiro lugar que viu pela frente – como peixes geralmente fazem. Como se toda a experiência não fosse bastante embaraçosa, o calvário do rapaz, uma vez que é algo tão único, é agora utilizado como um estudo de caso.

5. Árvore no pulmão

Artyom Sidorkin, morador da Rússia, começou a sentir dores no peito e tosse com sangue em 2009. Naturalmente, estes tipos de sintomas seriam o suficiente para assustar qualquer um, então ele visitou o seu médico para verificar o que estava acontecendo, e foi feito um raio-X para ver se ele tinha câncer. Os testes pareciam mostrar que ele tinha, então ele foi encaminhado para uma operação em seu pulmão.

Negligência ou confusão entre o pessoal médico pode resultar na remoção desnecessária de partes do corpo, por isso, Sidorkin deveria ser grato que seu médico decidiu dar uma olhada mais de perto no corpo estranho antes de cortar a maioria de um dos pulmões do paciente fora. Ele percebeu que a massa detectada pelo raio-X não era um tumor, mas na verdade o brotamento de um abeto, árvores nativas de florestas temperadas da Europa, Ásia e América do Norte. Tinha apenas cinco centímetros de altura, mas estava tocando alguns de seus capilares, o que explicava a dor extrema que ele estava sentindo. A planta foi removida de seu corpo, e ele teve uma recuperação completa.

4. Verme no olho

John Matthews estava tendo alguns problemas com a visão no olho esquerdo. Ela estava cada vez mais difusa, e havia duas manchas escuras constantemente à vista. Ele descrevia a sensação como olhar através de uma lente suja de lama. Naturalmente preocupado que estivesse perdendo a visão, John visitou o médico. Na primeira olhada, o Dr. James Folk não conseguiu encontrar o problema, mas depois de examinar o olho de John de perto, ele percebeu que havia um verme microscópico vivendo ali.

Não se sabe muito sobre o verme, uma vez que houve apenas 15 casos conhecidos como este, mas o que se sabe não é muito agradável. O verme é ingerido de alguma forma, e, em seguida, começa a fazer o seu caminho a partir do estômago através do corpo da pessoa, até o olho ou cérebro. Caso ele vá para o olho, sobrevive se alimentando na retina da pessoa. Apesar da visão ter ficado desfocada, Matthews podia ver o verme nadando ao redor de seu olho. Folk conseguiu matar o verme usando um laser, e John está fazendo exercícios para restaurar a visão, embora seja improvável que a recupere totalmente.

3. Aranha no ouvido

Em 8 de agosto de 2012, uma mulher chinesa foi até o Hospital Central de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço de Changsha, reclamando que seu ouvido estava coçando. Em vez de ignorar a mulher, o Dr. Liu Sheng olhou dentro do ouvido dela e fez provavelmente a mais emocionante descoberta de sua carreira: a senhora Lee tinha uma aranha em seu canal auditivo. 

E não uma daquelas aranhas minúsculas e indescritíveis. A intrusa tinha quatro olhos, estava coberta de cabelo, e tinha farpas que os médicos temiam que iriam ser enfiadas no ouvido da mulher caso o bicho fosse perturbado. Eles estimaram que a aranha se arrastou para dentro do corpo de Lee buscando abrigo enquanto ela dormia, cinco dias antes. Para colocá-la para fora, eles encheram o ouvido com solução salina, o que levou com sucesso a aranha para longe.

2. Tênia no cérebro

Rosemary Alvarez tinha apenas 37 anos quando um exame de ressonância magnética mostrou um sério tumor em seu cérebro. Alvarez havia se internado em um hospital em Phoenix, nos EUA, depois de sentir alguns sintomas muito preocupantes, tais como problemas de equilíbrio, deglutição e dormência. Não havia alternativa a não ser tentar uma operação arriscada. Foi neste ponto que o médico fez uma descoberta que, sem dúvida, ficaria com ele para o resto de seus dias.

A boa notícia era que Rosemary não tinha um tumor. A não tão boa notícia era que ela tinha uma tênia viva em seu cérebro. Embora terrível, isto era melhor do que ter um tumor. A tênia era mais fácil de remover e significava que ela não teria que se preocupar com o câncer.

Mas ainda havia a questão de como o verme chegou lá, e a resposta é muito nojenta. Em algum ponto, Rosemary deve ter comido alimentos contaminados pelas fezes de uma pessoa que tinha a tênia do porco. Se isso não fará com que você lave suas mãos, nada mais vai.

1. Filhotinhos de lula

No ano passado, uma mulher na Coreia do Sul (que não foi nomeada por razões que se tornarão óbvias) estava comendo lulas, especificamente, Todarodes pacificus. Ela estava comendo a criatura parcialmente cozida, sentiu uma sensação de ardor e cuspiu. Ainda assim, continuou a sentir o que ela descreveu como uma “sensação de corpo estranho” em sua gengiva, bochecha e língua. Acontece que, enquanto ela estava comendo, o saco de esperma da lula explodiu e ela foi “inseminada” (pelo menos tanto quanto a boca de uma mulher pode ser inseminada por uma lula). Quando ela foi examinada por médicos, eles removeram “12 pequenos organismos parecidos com insetos brancos” de sua boca. E casos como este não são tão raros como deveriam ser. Embora tenha havido poucos relatos similares no Japão, mesmo apenas um incidente como esse acontecendo dentro do nosso corpo já é bizarro e nojento o suficiente.




. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails