- E o resultado é um horror que não tem como dimensionar
Assisti ao filme e estou em estado de choque, a gente ver trecho disso na TV e já acha chocante, imagine ver algo com essas dimensões. Veja o vídeo no final, se conseguir.
|
Fonte da imagem: Reprodução/The Guardian |
Depois de 70 anos, o documentário “Memória dos Campos”, conhecido como a obra nunca vista do mestre do suspense Alfred Hitchcock, poderá finalmente ser assistida, em versão restaurada pelo Imperial War Museum.
Em 1945, o diretor Alfred Hitchcock foi convidado pelo produtor Sidney Bernstein para ajudar a montar um documentário sobre as atrocidades de guerra cometidas pelos alemães, a partir de uma série de registros filmados nos campos de concentração por unidades de libertação comandadas por militares soviéticos e britânicos.
Na época, a intenção era mostrar para o mundo a barbárie que ocorria sob o domínio nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Com a descoberta dos campos de Auschwitz, Bergen-Belsen, Buchenwald e Dachau, americanos e britânicos estavam ansiosos para lançar um filme que responsabilizasse os alemães pelas atrocidades cometidas pelos seus líderes durante todo esse período.
Porém, o documentário levou muito mais tempo do que o previsto para ser produzido e, no final daquele ano, a percepção política sobre os crimes de guerra mudou; o longa acabou nunca sendo lançado. Naquela ocasião, as nações vencedoras entenderam que exibir o documentário mostrando os horrores dos nazistas não beneficiaria aos esforços de reconstruir a Alemanha no pós-guerra.