- Um belíssimo exemplo que pode ser seguido pelas escolas do Brasil
Uma escola em Sarajevo, capital da Bósnia e Herzegovina, ganhou notoriedade não apenas por aceitar um aluno surdo, como também por ensinar a língua de sinais a toda a classe do ensino primário com o objetivo de melhorar a comunicação com o garoto.
A história começou em setembro do ano passado, quando Mirzana Coralic solicitou a inscrição do filho na escola primária de seu bairro. Com seis anos, Zejd possui uma deficiência auditiva e apesar do problema, a professora Sanela Ljumanovic aceitou quase de imediato. Porém, no primeiro dia de aula, ela notou que Zejd estava sentado sozinho, incapaz de se comunicar com qualquer um de seus colegas de classe. Então, ela tentou desenvolver alguns sinais próprios, que não foram tão efetivos.
Porém, o pai de outra criança sugeriu reunir toda a classe para aprender a língua de sinais, juntamente com Zejd. Então eles contrataram a professora de línguas Anisa Setkic-Sendic. Três meses depois, Zejd felizmente foi capaz de se comunicar com todos os seus colegas, conversando sobre assuntos cotidianos.