- Uma obra de arte que chama atenção por sua beleza diferente
Os arquitetos Pieterjan Gijs e Arnout Van Vaerenbergh, parceiros da empresa Gijs Van Vaernbergh, estão em processo de instalação de suas mais recentes criações em toda a Holanda. É uma série de igrejas de 10 metros de altura feitas em aço, cada uma com 100 camadas empilhadas de 2.000 placas de aço. O projeto é intitulado "ler nas entrelinhas", seja lá o que isso quer dizer...
Com a mudança de perspectiva, a igreja torna-se mais ou menos sólida. Parece desaparecer no ambiente circundante no ângulo direito. Além disso, com o por do sol, o interior da igreja também muda. A luz é filtrada através das lacunas, criando um sentimento espiritual, segundo eles.
O uso do aço como principal material de construção indica diretamente a relação entre a religião e a Holanda. Uma vez que cada vez mais menos pessoas vão as igrejas , muitas delas estão se tornando prédios abandonados. Ao criar estas estruturas de aço, eles estão enfatizando a importância e a necessidade de permanência destes edifícios.
Gijis e Vaerenbergh também brincam com a idéia da transparência e encorajam os visitantes a olhar para a peça de todos os ângulos diferentes, inspecionando como muda diante de seus olhos.
Diferente, mas gostei. Uma obra bela, simples, mas ao mesmo tempo gloriosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário