24 de ago. de 2012

Facequíni vira moda em algumas praias chinesas


  • Um acessório estranho e muito bizarro

Cada dia me surpreendo com esses orientais, as coisas que eles fazem e criam é de chocar qualquer mortal. Veja esse exemplo que achei no blog Metamorfose Digital.

Veranistas costumam usar protetor solar e guarda-sóis para se certificar de proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, reduzindo as queimaduras solares e outros danos à pele, mas na China eles usam um troço muito esquisito que pode ser traduzido como "facequíni", uma máscara que faz algumas banhistas parecerem aqueles estranhos lutadores mexicanos, que tem o objetivo de evitar o bronzeado, já que, ao contrário do nosso país, não é considerado algo esteticamente belo.

Ainda que o facequíni tenha se tornado uma das últimas tendências das praias chinesas, a máscara bizarra já era usada há pelo menos uns cinco anos. Agora, fotos de veranistas da região Qingdao usando o acessório bizarro se tornaram virais em sites de redes sociais chinesas e foram finalmente publicados por agências ocidentais de fotos e sites populares de compartilhamento de informações como o reddit.


O item de vestuário bizarro é feito de tecido elástico, cobre toda a cabeça de uma pessoa e pescoço até a clavícula e tem furos cortados para o pescoço, nariz e boca. Parecem um pouco assustadores, mas seus usuários dizem que, aparentemente, é um preço muito pequeno a pagar para proteger-se de ter um bronzeado quando vão a praia.

A pele branquinha ao estilo omo total é considerado um sinal de beleza na China. Os chineses têm inclusive um velho ditado que traduz este gosto: "Pele branca cobre até cem feiúras". Assim, as mulheres fazem qualquer loucura para se certificar que sua pele permaneça branca como leite durante os quentes meses do verão, e o facequíni é apenas uma das coisas que usam.

Não é incomum ver gente na praia, sob o sol escaldante, usando trajes emborrachados de natação de corpo inteiro ou de blusas de malha de manga longa. A máscara tornou-se tão popular que em Qingdao, os vendedores criaram coleções de facequíni regulares, com dezenas de cores disponíveis, buracos diferenciados para o tamanho e posicionamento do olho.

Mas, ao que parece, o marketing local já achou outras utilidade para esta marmotice e vendem o produto facequíni não só para proteger seus usuários dos raios UV, senão que também para repelir outros incômodos como medusas e tubarões. Um vendedor diz que os facequínis de cor laranja mantêm os tubarões bem longe porque temem essa cor.

















. . .

Um comentário:

  1. Linguiça ecolida!29/8/12

    Mas que coisa horrível! como já não bastasse os filmes nojentos de monstros, agora aparece um monte de camisinhas humanas, escrotices do oriênte...

    ResponderExcluir