Os acidentes por atropelamento são uns dos mais frequentes nas cidades de todo o mundo. Muitas vezes estes percalços se devem ao péssimo estado da estrada, dos pneus ou a condições adversas como a neve ou chuva.
O caso é que a esses inconvenientes se somam a velocidade de reação do motorista, a distância de frenagem do veículo e a velocidade de deslocamento do automóvel. Muitos fatores a ter em conta que dão lugar aos já citados acidentes.
Se todos (pedestres e motoristas) cumpríssemos corretamente com as normas de circulação, diminuiriam os acidentes em geral e deste tipo em particular, mas mesmo assim sempre existe o risco de que algo assim aconteça.
Os freios às vezes não são suficientes à hora de enfrentar um imprevisto destas características, por esse motivo a empresa sueca Autoliv, inventou o freio Torricelli, que é composto de uma placa de 0,3 m2 situada em debaixo do carro. Esta placa está ligada a um tubo aspirador.
O funcionamento é simples e engenhoso, quando acionamos o freio a placa baixa velozmente até o solo e o cano succiona até criar um vácuo. Dita ação faz com que o carro cole ao solo e a distância de frenagem é reduzida em 40%. Curiosamente funciona melhor em solos molhados já que o vácuo criado entre a placa e o solo é mais estanque e aumenta a força de sucção.
O problema deste sistema é que funciona tão bem que só pode ser utilizado a menos de 70 Km/h para evitar lesões nos passageiros do veículo por causa da inércia. O seguinte vídeo mostra melhor seu funcionamento.
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