A identidade de gênero é um conceito ainda bastante polêmico, mesmo em pleno século XXI. Tem a ver com a forma como cada pessoa se identifica, independentemente do corpo que possui.
Muitas vezes, isso gera conflito: o sexo que a pessoa sente que tem não é o qual ela nasceu, o que leva às famosas cirurgias de mudança de sexo. Porém, em alguns casos um pouco mais incomuns, há um processo não tão famoso assim, que consiste na reversão para o sexo original após a mudança de sexo. Dê uma olhada em oito histórias de pessoas que passaram por esta viagem duas vezes.
8. O homem que sofreu mudança de sexo e em seguida voltou a ser homem pelo pai que estava morrendo
“A única coisa constante é a mudança”. O famoso verso de Heráclito é provavelmente o mantra de Mark Marzo, um homem que sofreu muitas grandes mudanças em sua vida.
Gay desde sempre, Mark teve uma operação de mudança de sexo para se tornar uma mulher. No entanto, por causa do desejo de seu pai, que estava morrendo, de ter um neto, Mark precisava desistir da “grande mudança” e voltar a ser do sexo masculino.
Apesar de sua preferência sexual, Mark, o caçula de 13 filhos, era o favorito de seu pai. Ao crescer, Marzo teve a sorte de ter a aceitação de sua família. Depois de sua mudança de sexo, ele mudou seu nome para Maria Corazon Marzo e se casou.
Em seguida, o impossível aconteceu: o pai terminalmente doente de Maria pediu para que ela lhe desse um neto. Surpreendentemente, ela concordou em conceder o desejo de seu pai e teve uma reversão sexual.
Agora Mark novamente, ele procurou a ajuda de Sheryl Ocampo, uma amiga e colega de trabalho, que concordou em ficar grávida através da fertilização in vitro. Em 2001, seu filho Andrei nasceu.