- Urifobia
A pessoa urifóbica tem medo exagerado de tudo que é paranormal (que está fora dos limites da experiência normal ou dos fenômenos explicáveis cientificamente), como fantasmas, extra-terrestres, videntes ou visões, bruxarias, EQM (Experiência de Quase Morte), ou, até mesmo, de personagens "maldosos" da ficção.
Muita gente acha que tem urifobia, porém ter medo de alguns fenômenos paranormais não necessariamente significa ser portador dessa fobia.
Os sintomas universais da fobia são:
- tremores, calafrios ou ondas de calor
- transpiração excessiva, sensação de formigamento
- taquicardia e dor no peito
- náusea e vertigem
- sensação de falta de ar, aperto na garganta
- pavor de morrer, sensação de estar distante de si mesmo
- A pessoa urifóbica especificamente apresenta os seguintes sintomas:
- sensação de conspiração
- visões
- pesadelos
É importante saber diferenciar os três:
Medo: trata-se de uma emoção natural do ser humano. O medo atua como um aliado, protegendo-nos e funcionando como um sinalizador para precaução contra perigos reais. Se procurarmos nos livros e estudos de psicologia, encontraremos inúmeras conceituações sobre esta emoção, entre elas, a de que o medo é resultante de uma ameaça à rotina de existência.
Fobia: é uma espécie de medo acentuado, excessivo, desmedido, na presença ou previsão de encontro com o objeto ou situação que causa ansiedade em grau elevadíssimo.
Pânico: este distúrbio é nitidamente diferente de outros tipos de ansiedade, caracterizando-se por crises súbitas, sem fatores desencadeantes aparentes. A sensação é de morte iminente, de perda de controle e medo de enlouquecer. Quando as crises acontecem com certa freqüência, o diagnostico pode ser transtorno/distúrbio do pânico.
Fonte: wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário