- Além de dentes na língua, peixe dragão possui organismos luminosos para atrair presas
Você já parou para pensar se pode existir algum animal com dentes até mesmo na língua? O peixe dragão é um primitivo que mede cerca de 15 cm e que mora nas profundezas dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, e tem, além de uma arcada dentária normal, dentes na língua.
O peixe dragão é membro da família Stomiidae, que abriga 270 espécies de alto-mar. Por viverem em um ambiente extremo, os animais desenvolveram um comportamento estranho e, principalmente, características anatômicas bizarras - como possuir dentes na língua, conforme aponta uma pesquisa divulgada pelo Instituto Smithsonian.
Essas espécies possuem um corpo alongado com organismos chamados fotóforos, que emitem luz. A coloração do peixe dragão é geralmente escura, sem nenhuma escama. Em algumas espécies, os dentes se projetam para fora da boca, que é grande. Por viverem em um ambiente escuro, eles usam uma espécie de "lanterna" na ponta de uma barbicha localizada abaixo de sua boca para atrair e identificar outros animais.
Para os cientistas, no entanto, a característica mais curiosa do peixe é um espaço sem osso entre o crânio e a primeira vértebra dos animais, que lhe proporciona grande flexibilidade na hora de caçar.
Seres marinhos grandes, como outros peixes e camarões, são o alimento preferido do peixe dragão. Apesar de parecer assustador, esse peixe não é considerado uma ameaça e tem o tamanho aproximado de uma banana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário