23 de jul. de 2016

Pingyao, a cidade murada milenar da China

Pingyao é um condado na província central de Xanxim, localizado a 80 km da capital da província, Taiyuan, que durante a Dinastia Qing, foi um grande centro financeiro da China. A cidade antiga, cuja história remonta a cerca de 2.700 anos, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1997 e é famosa no mundo inteiro por suas edificações muito bem preservadas que remontam às dinastias Ming e Qing, sendo que a cidadela foi construída há quase 700 anos.

A muralha tem 12 metros de altura, um perímetro de 6 mil metros, 72 torres de vigia, mais de 3 mil ameias e um fosso externo de quatro metros de profundidade. Possui um portão no sul e outro ao norte.

Talvez, para o bem, a única ameaça real que a cidade enfrenta atualmente é o excesso de turistas, que ao trazerem o desenvolvimento econômico ao local, põem em risco a identidade medieval do lugar. No entanto Pingyao é, sem dúvida, uma parada obrigatória para quem gosta de história e beleza arquitetônica oriental.

22 de jul. de 2016

Boriska Kipriyanovich: o menino que supostamente veio de Marte

Você já deve ter ouvido inúmeras histórias de sujeitos que diziam manter contato com seres de outros planetas, certo? Mas você já tinha ouvido falar a respeito de criancinhas alegando esse tipo de coisa? Não? 

Então, se prepare para conhecer o curioso caso de Boriska Kipriyanovich, o menino russo que diz ter vivido em Marte em uma de suas vidas passadas e que assombrou cientistas com o seu conhecimento sobre o Universo.

Boriska — ou “Pequeno Boris”, em russo —, hoje com 20 anos de idade, ganhou notoriedade quando ainda era criancinha e começou a contar ao mundo sobre suas experiências em vidas passadas, a respeito do antigo continente perdido de Lemúria e sobre o destino da civilização de Marte.

21 de jul. de 2016

Conheça a história de Myrtle Corbin, a mulher de quatro pernas

  • Josephine Myrtle Corbin, nascida em 1868, no Tenesse, EUA, era conhecida como a “A Mulher de Quatro Pernas”.

Embora à primeira vista essa alcunha possa ser justa, ela era um tanto enganosa. Isso porque, o par de pernas extras que eram vistos além da barra de seus vestidos pertenciam na verdade à sua irmã gêmea. Corbin era vítima de uma anomalia rara chamada de Dipygus Dibrachius Tetrapus (dípigo), nesse caso, uma síndrome de duplicação caudal.

Sua condição extremamente rara ocorreu em razão de, durante a gravidez, os óvulos fecundados não se separarem completamente, fazendo com que o corpo de sua irmã gêmea não evoluísse completamente, apenas da cintura para baixo – e ainda de forma incompleta, já que possui apenas três dedos em cada pé. Myrtle era capaz de controlar os membros de sua irmã, mas não de usá-los para andar.

Ela chegou a ser uma atração muito popular de Phineas Taylor Barnum – um empresário do ramo de entretenimento conhecido como o “avô da publicidade” e fundador do circo moderno – mais tarde com a companhia circense Ringling Brothers Circus e também Coney Island. Sua popularidade, no entanto, provavelmente estava ligada a seu carisma. Ela costumava vestir os membros extras com meias e sapatos, o que lhe dava uma aparência surreal. Myrtle era tão popular que foi capaz de ganhar mais 450 dólares por semana, um valor altíssimo à época.

20 de jul. de 2016

Estátua gigante de antigo guerreiro é concluída em Hubei, na China

Uma gigante estátua de um antigo guerreiro chinês, Guan Yu, foi finalmente concluída na cidade de Jingzhou, província de Hubei, China, e está atraindo cada vez mais moradores locais e turistas para contemplar a sua “glória”.

A estátua foi projetada para girar em torno do conceito e caráter de justiça. Localizada sobre um pedestal de 10 metros de altura, o monumento possui 48 metros de estatura e um peso de 1.320 toneladas, devido as mais de 4.000 tiras de bronze que foram coladas sobre ele e uma lança de 136 toneladas segurada pelo guerreiro, chamada de “Green Dragon Crescent Blade”, de acordo com a CCTV News.

O pedestal foi construído para que se parecesse com navio de guerra antigo, já que Guan Yu, ou Lorde Guan, é retratado como um guerreiro destemido pronto para lutar contra qualquer onda. Ele teria vivido durante o agitado período conhecido como os Três Reinos, e mais tarde imortalizado em um dos mais famosos romances históricos da China.

19 de jul. de 2016

Violet Jessop, a mulher que sobreviveu a três naufrágios, incluindo ao do Titanic

  • Violet Constance Jessop, moradora de Londres, Inglaterra, nasceu na região dos pampas, próximo a Bahia Blanca, na Argentina.

Primeira filha de emigrantes irlandeses, Willian e Katherine Jessop, ela ainda tinha cinco irmãos e irmãs mais novos. Quando ainda era criança acabou contraindo tuberculose, fazendo com que os médicos lhe dessem alguns meses de vida. No entanto, ela conseguiu sobreviver a doença – e a mais três eventos potencialmente catastróficos no futuro.

Quando seu pai morreu, e a mãe encontrou trabalho como comissária de bordo de um navio da companhia Royal Mail Line, Violet começou a frequentar uma escola e convento. Logo, quando a saúde de sua mãe se deteriorou, ela resolveu tomar posição de seu cargo, primeiramente na Royal Mail e depois na companhia White Star.   

Apesar de a princípio se recusar a trabalhar para a White Star, já que não gostava da ideia de navegar pelo Atlântico Norte devido as condições do tempo, ela tinha o perfil que a empresa procurava para uma comissária – olhos azuis, cabelos ruivos e sotaque irlandês. Trabalhando pela companhia 17 horas por dia, ela serviu a bordo do Olímpico, que entrou em colisão com o HMS Hawke, em 1911, antes de ingressar ao Titanic no ano seguinte. Convencida pelos amigos de que seria uma “experiência maravilhosa”, ela se juntou a tripulação do navio no ancoradouro em Southampton, em 10 de abril de 1912.

18 de jul. de 2016

Cientistas alertam que um gigantesco terremoto está se formando sob o sul da Ásia

  • Pesquisadores descobriram evidências de que um enorme terremoto pode estar se formando abaixo de Bangladesh, país mais densamente povoado do mundo.

Como há poucos dados históricos da região, os geólogos não podem prever exatamente quando irá ocorrer. No entanto, eles estimam que é bem provável que ocorra entre magnitudes de 8,2 e 9 na escala Richter, afetando pelo menos 140 milhões de pessoas, conforme informações publicadas pelo Science Alert.

“Não sabemos quanto tempo vai demorar para ele se formar, porque não temos informações de quanto tempo se passou desde o último [terremoto devastador na região]”, disse o pesquisador Michael Steckler da Universidade de Columbia. “Não podemos dizer se é iminente ou se levará mais 500 anos. Mas nós definitivamente podemos vê-lo se formando”.

A ameaça, recentemente identificada, é resultado de 12 anos de monitoramento da superfície da região, onde as placas tectônicas Indiana e Sonda se encontram. Embora os cientistas já soubessem da existência de uma tensão entre ambas, apenas assumiram que elas estivessem deslizando de um lado para o outro na horizontal – o que pode causar terremotos menores.

17 de jul. de 2016

Rússia revela bombardeiro invisível hipersônico capaz de lançar ataques nucleares do espaço

Um modelo de bombardeiro invisível hipersônico, nomeado como PAK-DA, capaz de viajar para qualquer lugar do mundo em apenas quatro horas e ainda lançar ogivas nucleares a partir do espaço foi criado por militares russos.

Segundo informações do coronel-general Sergei Karakaev, comandante da Academia de Forças Estratégica de Mísseis da Rússia, o modelo foi construído e testado com sucesso na base militar de Serpukhov.

Um mecanismo de teste é esperado para ser exibido durante o Fórum Internacional de Tecnologia Militar do Exército – 2016, programado para acontecer em setembro na região de Moscou. Conforme reportado pelo Mail Online, o primeiro modelo poderá começar a voar em 2020.

“A ideia é que bombardeio decole de um aeroporto de origem normal para patrulhar o espaço aéreo russo. Sob nosso comando ele vai subir para o espaço exterior, atacar um alvo com ogivas nucleares e, em seguida, retornar à sua base”, disse o coronel Alexei Solodovniko, empreiteiro geral do projeto e professor na Academia Militar.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails