4 de fev. de 2012

As incríveis pinturas esculpidas de Kronid Gogolev

  • Você nunca viu nada igual a obra desse artista, simplesmente genial

Kronid Gogolev é um mestre entalhador que cria obras de arte incrivelmente detalhadas inspiradas na vida rural e provincial das regiões do norte da Rússia. 

Mas, falar que as obras de Kronid se estabelecem somente na capacidade de usar o formão ou cinzel seria uma sacanagem sem tamanho. Suas intrincadas pinturas de madeira são algo que podemos aproximar do terreno do inacreditável. Só vendo para entender!

Porque esse artista é algo beirando o GENIAL E BELO. Como me emociono com artistas tão sensíveis.

Kronid usa ferramentas simples e com elas é capaz de transformar peças brutas de madeira em obras de arte que retratam o modo de vida e as tradições das aldeias do norte da Rússia, capturando sua beleza original. Cada uma de suas criações tem suas próprias impressões e características únicas, mas todas elas conseguem captar a atenção do espectador, transportando-o para as definições da vida real pitorescas da região em questão.





Kronid Gogolev nasceu em 1926, na província de Novgorod. Seu pai, um ex-padre, lhe deu o nome bastante incomum de Kronid, que significa "Zeus", um nome que muitos dizem que ele, eventualmente, converteu para o deus russo da escultura em madeira.

Quando tinha 16 anos, lutou na Segunda Guerra Mundial e participou na libertação da região de Leningrado, da Estônia e Polônia. Em 1953 Kronid Gogolev entrou para a Escola de Artes Gráficas de Leningrado, e após a formatura se mudou para a cidade de Sortavale, na Carélia, uma região rica na arquitetura em madeira.

Tornou-se famoso em 1984, depois de fazer duas exposições em Moscou, e no ano que se seguiu tornou-se membro da União dos Artistas da URSS exibindo sua arte única tanto na Rússia quanto em vários países do mundo. Apesar de não gostar nem um pouco de glamourização e ser avesso aos cliques fotográficos, Kronid tem uma lista de fãs famosos, como o premiê fódão Vladimir Putin, o simpático e inesquecível Boris Yeltsin, ou X9 da KGB, patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Aleixo II, que possuía algumas das suas esculturas de madeira.



































. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails