25 de mar. de 2012

Em emergência, cirurgião opera cérebros de dois pacientes simultaneamente

  • O médico Saurabh Sinha (à esquerda) operou o menino Owen Wilkinson (na foto, com os pais) e um adolescente ao mesmo tempo

Um cirurgião fez duas operações simultâneas de emergência nos cérebros de pacientes em um hospital no condado de Yorkshire, no norte da Inglaterra.

O médico Saurabh Sinha, do Children's Hospital, em Sheffield, operou o menino Owen Wilkinson, de oito anos, e um adolescente de 12 anos.

Owen, transferido às pressas de um hospital na vizinhança - Barnsley Hospital -, apresentava o mesmo tipo de fratura no crânio sofrida pelo outro paciente, cuja cirurgia estava prestes a começar.

"As pessoas largaram tudo o que estavam fazendo para salvar as vidas dessas crianças", disse Sinha.

"Em um caso de emergência, você lida com o paciente que está ali na sua frente", acrescentou o médico.

Nesse caso, havia dois.


Sinha disse que operar os dois meninos ao mesmo tempo era a melhor forma de assegurar que ele e sua equipe salvassem as vidas de ambos.

  • Coincidências

A mãe de Owen, Caroline Wilkinson, disse que a equipe do hospital merecia um "super obrigado". Sem eles, Owen "não estaria aqui hoje", ela acrescentou.

Caroline e seu marido não perceberam que as operações estavam sendo feitas simultaneamente até encontrarem, por acaso, no hospital, os pais do outro paciente - que desejam permanecer anônimos.

Ela disse: "Começamos a conversar com o outro casal e percebemos que os dois meninos tinham o mesmo ferimento".

Os pais dos garotos se deram conta, também, de que seus times tinham jogado um contra o outro em partidas de futebol na região.

"Ainda estou em contato com a mãe do outro menino e esperamos levar os dois para passear juntos um dia desses", disse Caroline.

Desde a cirurgia, a família de Owen vem arrecadando dinheiro para o hospital, que realiza cerca de 11 mil cirurgias por ano.



Fonte BBC




. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails