29 de jan. de 2013

Crianças carentes indianas frequentam a escola ao ar livre debaixo de uma ponte



Rajesh Kumar Sharma, 40 anos, de Nova Delhi, começou uma escola improvisada debaixo de uma ponte de metrô, onde ele ensina crianças de favelas muito pobres que freqüentam escolas regulares da cidade. Ele acredita que a educação é a arma mais importante para a juventude da Índia, e aqueles que não estudarem estão condenados para toda a vida.

Sharma não é um professor de verdade. Ele tem uma mercearia na cidade, mas durante pelo menos duas horas por dia ele deixa seu irmão no comando do negócio e corre para sua escola improvisada ao ar livre, debaixo de uma das pontes do de Delhi.


Se não fosse por Rajesh e as dezenas de crianças que vão até ali diariamente, ninguém nunca iria adivinhar que este é um lugar para a educação. Não há paredes ou mesas, apenas a ponte agindo como um telhado de proteção em caso de chuva, e três quadros negros pintados. 

O professor não só proporcionar o seu conhecimento de forma gratuita, mas também todo o material de estudo e os tapetes que seus alunos usam durante as aulas. As crianças, com idades entre 4 a 12, aprendem matemática, escrita e leitura básica, em preparação para a admissão futura em escolas públicas. Na verdade, das 140 crianças da escola que começou a pouco mais de um ano, 70 já estão matriculados em escolas públicas. 

- "Eles ainda vêm aqui todos os dias. Eu conseguir mantê-los à frente do currículo escolar", disse Sharma a um jornal local.

Rajesh, que foi para Nova Delhi há 20 anos, foi forçado a abandonar a escola de administração durante seu terceiro ano de estudo, devido a restrições financeiras e por isso não quer ver ninguém conhecer o mesmo destino. Então, quando ele passou pelo local de sua escola improvisada e viu todas as pobres crianças brincando na lama e perdendo sua juventude em vez de obter educação adequada, decidiu fazer algo sobre isso.

Ele começou a dialogar e discutir com os pais que queriam que seus filhos fossem trabalhar em vez de ir para a escola, para que eles pudessem sustentar suas famílias, e conseguiu convencê-los que a educação é um bem muito mais valioso.

- "Nosso professor nos mostrou que a única forma de evitar a pobreza extrema é abrindo a sua mente, e que isso só pode ser feito por meio da educação", diz um de seus alunos. 

A escola de Rajesh não tem professores formados, não tem paredes e nenhum conforto, talvez por isso seja incrível pensar que as crianças voltem lá todos os dias, inclusive aqueles que já não precisam. Mesmo as crianças muito jovens para frequentar a escola são autorizados a participar; Rajesh acredita que a experiência irá inspirá-los no futuro.

- "Eu entendo que o Governo não pode construir uma escola aqui agora, não sou ingênuo, sei disso. Mas meu sonho é que um dia teremos uma pequena escola onde todas as crianças que vivem aqui poderão estudar com um pouquinho mais de dignidade". Até esse dia chegar, sua escola rudimentar terá muito o que fazer.





. . .

Um comentário:

Punheteiro Assumido!!! disse...

Enquanto aqui, ficam um monte de "ADOLESCENTES", digo; "BOSTALESCENSES", escutando "FUNK", frente as escolas, não querendo nada com a hora do Brasil! Um monte de pés rapados, juntamente com as periguétes, quem em pouco tempo, estaram fazendo "Pré natal", nos postos de saúde, digo; "Currais de saúde" das "Comunidades", digo; das "FAVELAS"! E ainda dizem que o Brasil, é um pais "EMERGENTE"!!! Só se for "DETERGENTE"...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails