3 de jan. de 2013

Gengivas escuras são consideradas um sinal de beleza na África Ocidental


Acredite ou não, esta é realmente uma prática popular entre as mulheres em países da África Ocidental, como o Senegal, porque ali, aparentemente, gengivas escuras são um padrão de beleza inigualável. São coisas assim que acho fascinante nesse plata, como podemos ser tão diferentes?

Tatuar as gengivas é uma atividade especialmente popular em pequenas cidades e vilas como Thies, no Senegal. As mulheres ali praticam esta antiga tradição para ter um sorriso que é considerada mais atraente. Naturalmente, o processo é nada menos do que doloroso. Marieme, de Thies, é uma das mocinhas que já passou pelo procedimento. Antes de fazer a tal tatuagem ela disse que apenas queria ter um sorriso mais bonito:

- "Isso tornou-se uma obsessão para mim. Tenho medo do procedimento, mas acho que vou ficar bem."


Um rápido avanço no documentário que ilustra este post mostra que Marieme passa longe de estar bem. A mulher que faz as tatuagens não trabalha em uma sala preparada e com o asseio e higiene necessários, mas no quintal de sua casa. Sua família não dá muita atenção para ela, e ela mesma não faz isso por dinheiro, mas por amor a tradição. Ela cobra pouco mais de 2 reais por seu trabalho e acredita que o gengivas tatuadas com a cor preta são uma maneira de soar a saúde dental.

- "Eu às vezes faço as tatuagens além da minha própria vontade. Não é algo que minha mãe me ensinou. Tatuando as gengivas podemos cuidar dos nossos dentes. Você nunca vai ver o sangramento das gengivas e os dentes ficam mais saudáveis. A tatuagem elimina tudo o que é prejudicial para a boca e também acaba com mau hálito. Ademais quando expor suas gengivas quando sorrir, resultará em um sorriso mais atraente", disse ela.

A tatuagem é feita com um pó preto: uma mistura obtida pela queima de petróleo e manteiga de carité. O cliente repousa a cabeça no colo da mulher e o pó é generosamente aplicado nas gengivas. Depois disso, um acentuado, instrumento em forma de agulha é repetidamente picado nas gengivas, causando o seu tingimento de preto. Isso é feito em várias camadas e no momento que a "tatuadora" concluir seu trabalho, o cliente está mergulhado em um mundo de dor. Sete camadas foram planejadas para Marieme, mas ela começou a lutar desde o início.

- "Dói demais. Eu nunca recomendaria essa tortura para ninguém. Isso realmente dói. Eu achei que ia morrer, mas tentei aguentar", disse ela finalmente após a aplicação da quarta camada, e confessa que não se arrepende nem um pouquinho porque agora tem gengivas bonitas.

Infelizmente o documentário não está em Português, mas a leitura do post e o acompanhamento das imagens serão o bastante para entender esta tradição muito esquisita.










. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails