26 de set. de 2013

Paisagens surreais da terra

  • São lugares extraordinários que faria qualquer artista surrealista enlouquecer.

O planeta Terra é repleto de paisagens tão belas quanto estranhamente belas. Algumas são formações de terra moldadas ao longo de milhares e milhares de anos pela Mãe Natureza, já outras são simplesmente criações artificiais que alteraram a paisagem natural conhecida de alguma forma.

Grand Prismatic Spring
A Grand Prismatic Spring, no Parque Nacional de Yellowstone, em Wyoming (EUA), é uma fonte hidrotermal que apresenta uma diversidade de cores brilhantes. Estas cores são devidas à existência de películas de bactérias termofílicas. A zona em azul contém água fervente e é livre de bactérias; as zonas que vão do verde ao laranja são zonas onde crescem bactérias em temperaturas sucessivamente menores.

Las Salinas de Torrevieja
Perto da cidade de Torrevieja, no sudoeste da Espanha, se encontram dois lagos salgados e muito rosas chamados Las Salinas de Torrevieja. A cor é causada por algas que liberam um pigmento vermelho em determinadas condições climatológicas.


Pântano morto
Dead Vlei (pântano morto), da Namíbia, é cercado pelas mais altas dunas de areia do mundo, repleto de árvores mortas com mais de 900 anos de idade.

Depressão Danakil
A Depressão Danakil, no deserto de mesmo nome, na Etiópia, é um dos lugares habitados mais quentes do planeta, com temperaturas que variam de 35 graus centígrados, quando está fresquinho, para quase 60° quando está fazendo calor.

Lago Natron
O Lago Natron, na Tanzânia, é conhecido por sua cor vermelho-sangue. O lago faz parte do Vale do Rift Africano do Oriente, e obtém sua cor a partir das algas que crescem na água salgada dos vulcões próximos.

Tsingy de Bernaraha
Tsingy de Bernaraha, no Parque Nacional em Madagascar, é um Patrimônio Mundial da UNESCO. A floresta de agulhas de pedra calcária foi feita quando a água subterrânea erodiu o calcário existente.

Antelope Canyon
Antelope Canyon no Arizona é o cânion mais fotografado no sudoeste americano. Foi formado pela inundação e erosão, o que deu a rocha lisa esta textura de onda avermelhada.

Fly Geyser
Fly Geyser é uma atração turística pouco conhecida de Nevada (EUA), que foi acidentalmente criada em 1916 durante a perfuração de poços de petróleos. A água aquecida por energia geotérmica escapou para a superfície, criando o suporte multicolorido.

Huacachina
Huacachina é um oásis no deserto peruano. É uma cidade resort construída em torno de um pequeno lago natural na região sudoeste de Ica.

Badab-e Surt

O Norte do Irã é o lar de uma escadaria formada naturalmente, conhecida como Badab-e Surt. Dois minerais termais depositaram carbonato na montanha ao longo de milhares de anos, criando estas poças de água naturalmente formadas.

Las Grandes Salinas
Las Grandes Salinas é um enorme deserto de sal na Argentina. O campo de 2.300 quilômetros quadrados está cheio de poças de água criadas por empresas de mineração que retiram o sal de lá.

Lençóis Maranhenses
À primeira vista, as dunas dos Lençóis Maranhenses, no nordeste do Brasil, parecem apenas dunas de areia médias, mas os vales estão cheios de água, desde as partes mais baixas, muitas vezes preenchidas durante a estação chuvosa. É possível encontrar peixes nessas grandes piscinas.

Petra
Petra, na Jordânia, foi a capital dos nabateus, uma civilização pagã. A cidade famosa foi construída a partir do arenito vermelho circundante.

Terraços de arroz
Os terraços de arroz de Yunnan, na China, são esculpidos na encosta. Diferentes tipos de vegetação emprestam suas cores alternadas à paisagem.

Vale da Capadócia
O Vale da Capadócia, na Turquia, é o lar de cavernas milenares. Muitas das antigas casas subterrâneas ainda são ocupadas.

Cavernas de cristal de Naica
As cavernas de cristal de Naica, no México, foram descobertas em 2000. Acreditam que os imensos cristais se formaram a cerca de 500.000 anos, devido às condições únicas da câmera.

Bryce Canyon
Bryce Canyon, no sudoeste de Utah é o lar de estruturas geológicas coloridas chamados hoodoos, que foram formados pelo gelo, intemperismo e erosão.

Monumento Nacional White Sands
As dunas de areia branca no Monumento Nacional White Sands, no Novo México, parecem como a neve, e cobrem 275 milhas quadradas de deserto.

Salinas de Uyuni
Durante a estação chuvosa, as salinas de Uyuni, na Bolívia, permanecem cobertas por uma fina camada de água, criando reflexos surreais da terra encontrando o céu.

Lago Retba
O Lago Retba (lago rosa), no Senegal, está localizado no norte da península de Cap Vert. A cor de milk-shake de morango é devido as algas Dunaliella salina que colorem as águas durante a estação seca. O lago também é famosa por seu alto teor de sal, permitindo que as pessoas bóiem na sua superfície.

Porta do inferno
O Derweze, Turcomenistão, é conhecido com a porta do inferno. Esta atração terrível está localizada no meio do deserto de Karakum, cerca de 260 km ao norte de Ashgabat. Geólogos soviéticos entraram em uma caverna cheia de gás natural durante uma perfuração, e devido ao colapso do solo, um grande buraco foi criado, resultando nesta torre que queima o gás das profundezas.

Caverna de Skaftafell
A caverna de gelo em Skaftafell, na Islândia, apareceu como resultado do desgaste glacial: a chuva e os fluxos de água do gelo derretido deságuam nas fendas e formam cavernas de gelo com longas com paredes e tetos intrincados. O vento frio termina o trabalho.

Castelo de algodão
Pamukkale (castelo de algodão), é uma atração natural na província de Denizli, no sudoeste da Turquia. Os terraços brancos de Pamukkale são feitos de travertino, uma rocha sedimentar, depositada pela água que flui das fontes termais.

Praia oculta
A Hidden Beach, nas Ilhas Marieta perto de Puerto Vallarta, no México, permanece escondida dos olhos de estranhos. Esta maravilha natural possui o seu ecossistema marinho único e é um verdadeiro paraíso para pessoas que gostam de mergulho e snorkeling.

Socotra
Socotra é considerado um arquipélago único no Oceano Índico pela diversidade de sua flora e fauna para além de exóticas. Suas plantas estranhas são o resultado de longo isolamento geológico da ilha junto com o calor insuportável e seca. Uma das plantas mais inusitadas é a árvore sangue do dragão, lembrando um guarda-chuva estranho. Aborígines acreditavam que sua seiva vermelha era o sangue de um dragão.






. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails