31 de ago. de 2014

Seria a tumba de Alexandre, o Grande?

  • Depois da descoberta das tumbas de época de Alexandre, o Grande, notícia se espalha e atrai curiosos de todo mundo

Os segredos guardados dentro de um grande complexo funerário encontrado na Grécia estão mexendo com a imaginação de arqueólogos, turistas e equipes de televisão. Quem poderia ter sido enterrado ali, com tanta pompa, ainda no século IV a.C?

As grandes tumbas são da época de Alexandre, o Grande, e estão cercadas por mármore ao longo de 490 metros. As primeiras escavações no local tiveram início há dois anos no sítio arqueológico de Colina Kasta, em Anfípolis, antiga região macedônia da Grécia.

Enquanto retiram entulhos e sujeira, os arqueólogos descobriram, recentemente, uma entrada triunfal em arco para o túmulo, guardado por duas esfinges - ambas sem cabeça. Diante da suntuosidade do monumento, tudo indica que o espaço foi reservado a alguém muito importante na época. Os pesquisadores envolvidos, contudo, não querem criar expectativas e anunciaram que o trabalho é desenvolvido com bastante calma, como se fosse uma “cirurgia delicada”.

Assim que a notícia das tumbas começou a se espalhar, turistas e equipes de TV já foram ao local, que é fortemente vigiado. Segundo a Agência de Notícias de Atenas (ANA), houve recorde de visitantes na cidade de Anfípolis. Todos eles com a esperança de dar uma espiada nos trabalhos, alguns até levaram telescópios. Os arqueólogos pedem paciência e negaram rumores da descoberta de três sepulturas ou que o túmulo estivesse intacto.


De acordo com um comunicado recente do Ministério da Cultura da Grécia, fotos do local mostram que a tinta vermelha e preta aparecem em excelente condição na porta que conduz ao túmulo - entretanto, ainda não foram encontradas as cabeças das duas esfinges Os envolvidos nas escavações descobriram também afrescos imitando mármore e um mosaico com desenho de diamante.

Os pesquisadores acreditam que o túmulo foi projetado por Dinocrates, arquiteto e assessor de Alexandre, o Grande, conhecido pela construção de Alexandria. Ainda não está claro quem foi enterrado no túmulo, mas Alexandre, o Grande, não está na lista de possibilidades - ele morreu na Babilônia, e todos os relatos históricos indicam que foi enterrado em Alexandria, no Egito, embora seu túmulo nunca tenha sido encontrado. Uma hipótese é que o local abrigue os restos de Nearchus, um dos almirantes de Alexandre, que vivia em Anfípolis.



Veja mais no vídeo:



Fonte



. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails