21 de jun. de 2016

Bananas contaminadas com vírus HIV? A história causou pânico na internet

Você já deve ter visto nos últimos meses uma mensagem no Facebook ou WhatsApp alertando sobre supostas bananas infectadas com o vírus HIV, que estariam chegando da Guatemala.

A notícia, que foi compartilhada por centenas de milhares de pessoas, afirma que uma funcionária da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Dr.ª Carissa Etienne, estaria alertando a população sobre o perigo das bananas contaminadas com o vírus, supostamente trazidas ao Brasil. O texto ainda fala sobre a possibilidade de que grande parte das bananas consumidas aqui tenham vindo da Guatemala e que cerca de 2 milhões delas tenham sido infectadas com HIV e distribuídas pelo continente.

Não é a primeira nem a última vez que vamos ver uma história assim na internet, certo? Então, que tal analisarmos por partes essa notícia para descobrirmos a verdade?


Podemos começar com o fato mais importante: o vírus não resiste fora do corpo por muito tempo. Por ser bastante sensível ao meio externo, ele não sobrevive por mais de uma hora fora do corpo humano. Sendo assim, uma viagem da Guatemala até aqui impediria que ele desembarcasse “vivo”.

Depois, podemos falar sobre o fato de o Brasil não importar bananas da Guatemala. Atualmente o País figura a lista dos maiores produtores de bananas no mundo e, segundo informações do Ministério da Agricultura, 95% das bananas produzidas aqui, são consumidas pelos próprios brasileiros. Além disso, se você acompanhou os jornais no ano passado, deve ter visto a insatisfação de diversos agricultores quando descobriram que o País iria importar bananas do Equador.

Por fim, o fato que acrescentaria mais credibilidade a notícia: a fonte. Segundo a publicação, o aviso vinha da Dr.ª Carissa Etienne, da OMS. Sim, ela é real. Carissa é diretora da Organização Pan-Americana da Saúde, uma organização vinculada à OMS. Porém, se o aviso fosse oficial, certamente que ela avisaria formalmente as autoridades do Brasil e, obviamente, a grande imprensa.

E se você ainda não está convencido, porque viu a foto de uma banana com manchas vermelhas e pensa que uma imagem fala mais do que mil palavras, podemos te ajudar com uma última constatação: as manchas são causadas por fungos. Isso foi apresentado em um artigo publicado pela conceituada revista The New Yorker, que fala sobre uma doença que deteriorou milhões de bananas em 2011. As ações dos fungos causavam uma aparência de putrefação “marrom, preta ou vermelho-sangue” nas frutas.

Sendo assim, podemos concluir que esse é mais um mito inventado por brasileiros nas redes sociais.




. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails