4 de jan. de 2011

Cidade Brasileira tem mais de uma língua oficial

  • Essa é a única cidade brasileira a ter mais de uma língua oficial

A língua oficial do Brasil, como todos sabem, é o Português. Independente às variações de palavras e sotaques em cada região e Estado, a língua é a mesma. Menos em uma cidade. São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, é uma cidade impossível de se chegar por via terrestre. Apenas de avião ou de barco é possível pisar no município que faz fronteira com Venezuela e Colômbia. De Manaus, em linha reta, são 850 km. É, também, o principal acesso ao Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil.

Além dessas curiosidades, a principal é que a lei municipal nº 145/2002 fez com que a cidade se tornasse a primeira e única cidade do País a ter outras línguas como oficiais, além do Português: Baniua, Nheengatu e Tucano. E que línguas são essas?, você deve ter se perguntado.
São indígenas. Cerca de 90% população de São Gabriel é de índios e descendentes. A maior parte do município é de terras indígenas de acesso proibido sem autorização. São 430 povoados que abrigam 23 grupos distintos. São 35 mil índios, o que significa 10% da população indígena brasileira presente na cidade.


Há outras línguas. Cerca de 20, mas apenas essas três foram oficializadas. O único hospital do município, por exemplo, emprega intérpretes, para que índios que não falam português possam ser compreendidos. O aeroporto da cidade traz placas com os quatro idiomas.

Uma das conseqüências de sua população indígena e da oficialização de outras línguas é que São Gabriel da Cachoeira foi a primeira cidade brasileira a eleger prefeito e vice prefeito indígenas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails