26 de mar. de 2011

Morning Glory Pool - um gêiser belíssimo

  • Fica no Parque Nacional de Yellowstone

O Parque Nacional de Yellowstone é um parque nacional estadounidense localizado nos estados de Wyoming, Montana e Idaho. É o mais antigo parque nacional no mundo. Foi inaugurado a 1 de março de 1872 e cobre uma área de 8980 km², estando a maior parte dele no condado de Park, no noroeste do Wyoming. 

O parque é famoso por, entre outras atrações, seus gêiseres, suas fontes termais e por sua variedade de vida selvagem, na qual incluem-se ursos marrons, lobos, bisontes, alces, e outros animais. É o centro do grande ecossistema de Yellowstone, que é um dos maiores ecossistemas de clima temperado ainda restantes no planeta. O gêiser mais famoso do mundo, denominado Old Faithful, encontra-se neste parque. A cidade mais próxima do parque Yellowstone é Billings, Montana.




Muito antes da haver presença humana em Yellowstone, uma grande erupção vulcânica ejectou um volume imenso de cinza vulcânica que cobriu todo o oeste dos Estados Unidos da América, a maioria do centro-oeste, o norte do México e algumas áreas da costa leste do Oceano Pacífico. Esta erupção foi muito maior que a famosa erupção do Monte Santa Helena, em 1980. Deixou uma enorme caldeira vulcânica (70 km por 30 km) assentada sobre uma câmara magmática. Yellowstone registou três grandes eventos eruptivos nos últimos 2,2 milhões de anos, o último dos quais ocorreu há 640 000 anos. Estas erupções são as de maiores proporções ocorridas na Terra durante esse período de tempo, provocando alterações no clima nos períodos posteriores à sua ocorrência.

  • Morning Glory Pool

A piscina foi nomeado pela Sra. PT McGowan, esposa do Superintendente Adjunto Park, McGowan Charles em 1883. Ela chamou Convolutus , o nome latino para a glória de manhã flor da qual as molas se assemelham. Em 1889, o nome Morning Glory Pool tinha-se tornado de uso comum no parque. Muitos guias de início chamou esta funcionalidade Morning Glory Primavera.

A cor distinta da piscina é devido a bactérias que habitam a água. Em um raro poucas ocasiões em que a Morning Glory Pool surgiu como um gêiser , normalmente após um terremoto ou outra atividade sísmica nas proximidades.




Várias entradas foram obstruídos por objetos que estão sendo jogados pelos turistas, a redução do fornecimento de água quente, e por sua vez, alterar a aparência geral da piscina. Várias tentativas por funcionários do parque artificial de induzir erupções para limpar a piscina de destroços e limpar entradas bloqueadas foram cumpridos, com resultados mistos.






. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails