30 de abr. de 2011

O surrealismo de Salvador Dalí

  • Obras que deixa uma mistura de sentimento em nós


A persistencia da memória
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, Marquês de Dalí de Púbol (11 de maio de 1904 – 23 jan 1989), vulgarmente conhecida como Salvador Dalí foi um proeminente espanhol catalão surrealista pintor, nascido em Figueres.

Salvador Dali era um hábil desenhista, mais conhecido pelas impressionantes e estranhas imagens em seu trabalho surrealista. Suas habilidades de pintura são muitas vezes atribuidas as influencias de mestres da Renascença. Sua obra mais conhecida, "The Persistence of Memory" (A persistencia da memória), foi concluída em 1931. O expansivo repertório artistico de Salvador Dali inclui cinema, escultura e fotografia, em colaboração com uma série de artistas de várias mídias.

Salvador Dali atribuiu o seu “amor de tudo o que é excessivo e dourado, sua paixão pelo luxo e o amor oriental por roupas” a um auto-denominado linhagem árabe, alegando que seus antepassados eram descendentes de mouros.





Dalí foi altamente imaginativo e também tinha uma afinidade para a participação no comportamento comum e grandioso, afim de chamar a atenção para si mesmo. As vezes isso irritava aqueles que amaram sua arte tanto quanto isso irritava seus críticos, desde a sua maneira excêntrica, por vezes, chamou mais a atenção do público de sua obra.
Salvador Dali foi um artista versátil. Algumas de suas obras mais populares são esculturas e outros objetos, e ele também é conhecido por suas contribuições ao teatro, moda e fotografia, entre outras áreas.




Dois dos mais populares objetos do surrealismo foram Telefone de Lagosta e sofá Mae West Lips, completado por Dalí em 1936 e 1937, respectivamente. Artista surrealista e patrono Edward James encomendou esses dois pedaços de Dalí; James herdou uma grande propriedade inglesa em West Dean, West Sussex, quando ele tinha cinco anos e foi um dos principais apoiantes dos surrealistas na década de 1930. "Lagostas e telefones tiveram forte conotação sexual para Dalí", segundo a legenda de exibição para o Telefone de Lagosta na Tate Gallery. O telefone foi funcional e James comprou quatro deles de Dalí para substituir os telefones em sua casa de retiro. Um, aparece agora na Tate Gallery, o segundo pode ser encontrado no Museu do Telefone alemão Frankfurt, o terceiro pertence à Fundação Edward James; e o quarto está na National Gallery of Australia.





Entre 1941 e 1970, Salvador Dalí criou um conjunto de 39 jóias. As jóias são intrincados e algumas contêm partes móveis. A jóia mais famosa, "The Royal Heart”, é feita de ouro e está incrustada com 46 rubis, 42 diamantes e quatro esmeraldas e foi criada de tal forma que o centro “bate” como um coração real. Dalí comentou que “Sem uma audiência, sem a presença de espectadores, essas jóias não cumpririam a função para a qual foram criadas. O espectador é, então, o artista final.” (Dalí, 1959.) O “Dalí – Joies” (“As Jóias de Dalí”), a coleção pode ser vista no Teatro Museu Dalí em Figueres, Catalunha, Espanha, onde está em exposição permanente.











A vida dele é muito ampla e com detalhes bem interessante, se você gostou, saiba mais no WIKIPÉDIA. VALE MUITO A PENA CONHECER MAIS.

. . . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails