20 de nov. de 2011

Carnívoros de até 18 m: quais são os maiores predadores?

  • Você sabe quem são os maiores predadores da Terra? Quais são as suas características? Qual é o mais perigoso?

Você já ouviu falar que uma sucuri pode comer uma pessoa inteira? Ou que um crocodilo despedaça as presas até a morte? Quando se sentem ameaçados, os grandes predadores do mundo animal representam um perigo para os humanos. Porém, eles são extremamente importantes para manter o equilíbrio dos ecossistemas. Mas afinal, quais são os maiores predadores que existem na natureza? Quais são as suas características?

Segundo o biólogo Luciano Abel, do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (USP), o "senso comum" normalmente caracteriza o predador como um animal que captura e mata sanguinariamente outro animal para se alimentar. Tecnicamente, entretanto, existe entre os especialistas uma controvérsia a respeito da definição de predação. "Alguns consideram não só a carnivoria, mas também a herbivoria como um tipo de predação. Neste caso, coelhos que ingerem capim, lagartas que comem folhas ou caramujos raspadores de algas, para citar um exemplo marinho, seriam considerados predadores".


O especialista em biologia marinha explica que, ao se limitar apenas à definição mais simples, a predação ocorre quando organismos de uma espécie matam e ingerem indivíduos inteiros de outra espécie ou partes dele. Seguindo esta definição, no ambiente marinho entre os maiores predadores está a orca. Também conhecida como "baleia assassina", pode chegar a 8 m de comprimento.

O biólogo ainda cita os elefantes-marinhos, que atingem cerca de 6,5 m, as lulas gigantes (gênero Architeuthis), as baleias cachalote e os temidos crocodilos marinhos, que despedaçam as presas. Entre os grandes predadores dos mares, ainda estão os temidos tubarões tigre (Galeocerdo cuvier) e branco (Carcharodon carcharias), que podem atingir 7,5 m de comprimento e pesar até 2,5 t.

Já entre os animais terrestres, o especialista em mamíferos e professor de Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) Eduardo Eizirik aponta como os maiores predadores o urso pardo e o urso polar. "No Alasca, um urso pardo chega a 800 kg. Um urso polar também pode chegar muito perto disso", afirma o professor.

E entre os felinos, os destaques são o tigre e o leão. "O tigre siberiano pode chegar a 300 kg. Já um leão pode atingir 250 kg". Já no Brasil, o maior predador encontrado é a onça pintada, que atinge em média 120 kg. "Os maiores animais estão no Pantanal, onde já houve registro de onça com 158 kg", aponta Eizirik.

  • Sucuri pode engolir uma pessoa inteira

Entre os répteis, o professor da Universidade de Campinas (Unicamp) Felipe Toledo destaca as serpentes. "Existe uma discussão de qual seria a maior. A sucuri pode atingir 9 m de comprimento. A píton também chega a esse tamanho, mas a sucuri é mais volumosa, pesa mais", afirma.

De acordo com o biólogo, a sucuri, bem comum na Amazônia e no Pantanal, é capaz de engolir uma presa inteira. "Ela come uma capivara, que é o maior rato que existe no mundo. Até uma pessoa inteira ela pode engolir", afirma ao destacar que ela enrola a presa até que esta perca oxigênio. "É mito que ela quebra os ossos, o que ela faz é sufocar e depois engolir."

Já a píton, originária da África, é comumente domesticada. "É muito usada como animal de estimação. Se criada em casa, fica bem mansa e só ataca a comida", garante o professor.

Além das cobras, Toledo cita como grandes predadores os crocodilos e jacarés. "Os crocodilos marinhos são os maiores, mas no Brasil o maior é o jacaré-açu, encontrado na Amazônia". Ele explica que também há registros de grandes lagartos, que podem medir até 3 m de comprimento.

. . . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails