21 de nov. de 2011

A “regra dos cinco segundos” é verdadeira?

  • Qualquer comida que caia no chão ainda é perfeitamente sanitária e segura para o consumo desde que você a pegue de volta dentro de cinco segundos.

Mas será que existe alguma verdade nisso?

A pesquisa Nadine Wimmer decidiu investigar. Ela pegou um monte de chupetas e biscoitos – mães e seus filhos deixam essas coisas cair o tempo todo – e os colocou no chão de vários lugares: na cozinha e na garagem de uma mãe típica, e sob as mesas e em passagens de uma lanchonete local.

Em seguida, ela levou as amostras para laboratórios onde a regra dos cinco segundos foi muito bem desmistificada.

A cozinha foi declarada o menos nojento dos quatro espaços testados, já que os biscoitos que caíram lá mostraram leve a moderada quantidade de bactérias, e as chupetas mostraram traços leves de bactérias, juntamente com leveduras e bolores.

Os biscoitos e chupetas que caíram na calçada pegaram bactérias, além de grandes quantidades de bolores e leveduras. Quanto ao material que caiu no restaurante, os testes mostraram quantidades leves de bactérias, levedura e mofo.

Nenhum dos testes encontrou qualquer coisa séria, como salmonela, estreptococos, etc., mas mesmo bactérias comuns podem deixar alguém doente se forem pegas na condição certa, explica Nadine. “Cinco segundos, um segundo – é tudo a mesma coisa”, finaliza.

Então, fuja de querer comer algo que caia no chão.


. . . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails