23 de dez. de 2011

Casa se move para aproveitar o sol

  • Uma casa que em breve deve ser realidade em todo planeta


A ideia é simples e funcional, isso já deveria está funcionando para todos, assim nosso planeta seria melhor de se viver, espero que isso seja realidade dentro de poucos anos.

Uma casa que se desloca conforme os movimentos do sol. Essa é a ideia central do projeto Helioptrope House, desenvolvido na Alemanha pelo arquiteto Rolf Dischs. A proposta é aproveitar, ao máximo, a energia fornecida pelo sol.

O arquiteto se inspirou no heliotropismo, fenômeno natural comum às plantas do Ártico, local em que a estação ensolarada é mais curta. Durante um dia de verão, as papoulas seguem o sol e usam o calor para atrair suas pétalas e atrair insetos.

Girando em seu eixo, a casa pode direcionar seus painéis solares em direção ao sol para conseguir produzir energia em sua potência máxima. O sistema de rotação é automático e controlado por computador. O painel também é à prova de vento. A casa foi considerada a primeira construção a ter superávit energético – ou seja, armazena mais energia do que consome.


Em dias quentes de verão, o sistema gira de modo que não fique diretamente exposta ao sol, para manter o ambiente interno fresco. Além de aproveitar a energia solar, a casa coleta água da chuva, e automaticamente a filtra e reutiliza.

O resultado é um projeto muito flexível diante de variações climáticas.






. . . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails