21 de mar. de 2012

A arte do origami de Akira Yoshizawa

  • O artista é considerado “o Mestre do Origami“, reconhecido em todo o mundo por sua habilidade na arte japonesa de dobrar papel

Akira Yoshizawa nasceu em 1911, em Kaminokawa, Japão. O artista é considerado “o Mestre do Origami“, reconhecido em todo o mundo por sua habilidade na arte japonesa de dobrar papel.

A vida de Yoshizawa não foi nada fácil, desde criança sempre gostou de origami e aprendeu sozinho a fazê-los. Começou a trabalhar aos 13 anos nas fábricas, onde com um pouco mais de idade veio a ensinar geometria, usando seus origamis para ajudar a resolver problemas geométricos.


Em 1937, aos 26 anos de idade, Akira resolveu largar seu serviço na fábrica e dedicar-se somente à suas dobraduras.

No entanto, não foi fácil ser reconhecido por seus origamis e passou momentos difíceis de pobreza por quase 20 anos.


Em 1944, conseguiu publicar alguns de seus trabalhos na revista Origami Shuko, de Isao Honda.

Em 1951 e 1954, algumas publicações apareceram, como um pedido para fazer uma coleção dos 12 signos do zodíaco para uma revista.Esses trabalhos iriam alavancar sua carreira.

Aos 43 anos, Yoshizawa fez a sua primeira monografia, onde estabeleceu técnicas de como dobrar origamis, que se tornou padrão para a maioria dos “origamistas”.

Yoshizawa publicou 18 livros de origami e diz ter criado mais de 50 mil modelos.Ele também introduziu diferentes técnicas, como a dobradura molhada.

Onde o papel para dobradura era umedecido e os modelos ficavam com detalhes arredondados, mais parecidos com esculturas reais.

A arte de Yoshizawa é realista e detalhada, mas o que é mais impressionante é o movimento. Seu origami é tão realista que parece, que a qualquer momento eles vão começar a se mover.

A maioria de seus modelos são inspirados na natureza, ele criou aves, animais, plantas e até mesmo paisagens.

Realmente uma arte incrível.

Aprecie algumas fotos da arte do origami, do mestre Akira Yoshizawa, que morreu aos 94 anos de idade e nos deixou essa impressionante obra de arte.













. . .

Um comentário:

Anônimo disse...

Sem dúvida um dos maiores gênios de fazer origamis...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails