19 de abr. de 2012

Cientistas fazem nascer cabelo humano em camundongo

  • Folículos capilares foram transplantados para as costas do animal

Esse foi uma passo muito importante para quem é careca. Espero que isso funcione o mais rápido possível em humanos, afinal estou ficando com umas entradas muito estranhas no cabelo.

Cientistas japoneses conseguiram fazer com que fios de cabelo humanos nascessem nas costas de um camundongo sem pelos. Além de ser uma esperança para o tratamento da calvície, o resultado representa um avanço importante nas terapias com células-tronco.

Os pesquisadores criaram um folículo – parte da pele onde os pelos nascem – a partir de células tronco obtidas da pele de adultos. Depois, eles transplantaram estes folículos nas costas do camundongo, conectando-os com as fibras nervosas e musculares do animal, e os pelos nasceram normalmente.


Como o novo folículo funciona perfeitamente, o “ciclo capilar” é reestabelecido. Em outras palavras, mesmo se o cabelo cair por algum motivo, um novo pela nascerá no mesmo lugar.

A criação de um folículo em laboratório a partir de células-tronco já tinha sido feita antes. Dentes e glândulas salivares também já foram produzidas com processos semelhantes de bioengenharia. Contudo, o transplante com sucesso em ratos é inédito.

O estudo publicado nesta terça-feira (17) pela revista científica “Nature Communications” é, portanto, mais uma confirmação do potencial de aplicações que o tratamento de células-tronco tem para a substituição de órgãos no corpo.



. . .

Um comentário:

Moveis Sao Jose dos Pinhais disse...

Impressionante O:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails