25 de ago. de 2012

O peixe que finge orgasmos


  • Isso agora não é mais exclusividade das mulheres


Vi esse tema no hype Science e decidi mostrar aqui, pois é muito interessante a atitude desse peixe que se utiliza desse artifício para garantir que seus ovos sejam fecundados, entenda como:

Quem conhece ou assiste o famoso seriado que ficou 10 anos no ar e é reprisado até hoje, “Friends”, deve se lembrar de uma cena em que a personagem Monica fica chocada ao descobrir que homens também podiam fingir orgasmo. Suas palavras foram: “A única coisa que era só nossa…”.

Pois é vocês perderam a exclusividade em fingir orgasmos, mulheres, e não só para os homens, mas até para os peixes!

Pelo menos foi o que um novo estudo dos biólogos do Conselho Nacional de Pesca da Suécia descobriu. Depois de analisar 117 pares de trutas marisca, ou trutas-marrom (Salmo trutta), eles notaram que as fêmeas enganaram os machos em 69 ocasiões.


O cortejo desse tipo de peixe envolve tremer violentamente com as bocas abertas. Em circunstâncias normais, o próximo passo seria o “sexo”, momento no qual, quase simultaneamente, a fêmea libera seus óvulos e o macho seus espermatozoides para maximizar as chances de fertilização.

O que aconteceu em algumas das vezes, no entanto, foi que a fêmea “deu para trás” no último minuto, enquanto o macho sempre lançou seu esperma.

“Se ela sente que o macho não está na posição ou momento corretos, ela simplesmente para o processo”, disse o cientista Peter Peterrson.”Mas o macho está tão animado que interpreta os sinais da fêmea e vai até o fim. Ele é enganado”.

“O que acontece é que, essencialmente, a fêmea faz o que parece ser um comportamento de orgasmo na frente do macho, e ele não fica muito consciente de se ela está liberando ovos ou não”, diz Matt Walker, outro pesquisador do estudo.

Manipulações cruéis à parte, por quê a truta tem esse comportamento?

Os pesquisadores suspeitam que as fêmeas se comportam dessa maneira para analisar os machos e ver quem é o melhor parceiro. Se um macho “superior” se aproximar da fêmea, ela repete o processo de cortejo e acasala com o melhor peixe. Caso contrário, ela gera filhotes com o macho que inicialmente enganou.

Além disso, a tática pode ser um “teste” contra a infertilidade masculina: será que ele tem mesmo esperma? Ela não desperdiça seus óvulos até ter certeza.

Por fim, os pesquisadores perceberam que quanto mais orgasmos a truta fingia, mais machos depositavam esperma até o momento em que ela finalmente lançou seus ovos. Chances maiores, chances melhores. Esperta, hein?

Viu mulherada, elas usam para um motivo maior, vocês mulheres, não.





. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails