4 de dez. de 2012

Um parque temático muito estranho na Coreia do Sul


  • Realmente um tema muito esquisito para um parque

Passeando pelo site Metamorfose Digital  me deparei com essa notícia e, realmente, é algo muito estranho para um parque, mas fazer o que? Esquisitices existem aos montes pelo mundo. As pessoas que frequentam o parque se divertem, vide as fotos.

O parque, localizado a cerca de uma hora de Seul, na cidade de Suwon -também conhecida como a casa da Samsung Electronics- gira em torno de um edifício em forma de vaso sanitário que já foi a casa de Sim Jae-duck, fundador e primeiro presidente da Associação Mundial de Banheiros. Diz a lenda que o Sr. Sim, que fez sua fortuna com uma empresa de produtos de metal e foi apelidado de "Sr. Televisão", nasceu numa casinha de pau a pique de sua avó.


- "Ele foi um homem cuja vida literalmente começou em um banheiro e terminou em uma casa em forma de vaso sanitário", disse Lee Yeun-sook, gerente de planejamento na "Mr Toilet Sim Jae-duck Foundation".

Seu Sim, que morreu em 2009 com a idade de 70 anos, saltou para a fama na Coréia do Sul, quando ele forneceu banheiros para os torcedores quando o país sediou a Copa do Mundo de 2002.

A organização que ele fundou tem como missão difundir os benefícios de banheiros ao redor do mundo, juntando-se a mesma opinião da Organização Mundial de Banheiros com sede em Cingapura.

O parque exibe muitas estátuas estranhas -a maioria mostra pessoas atendendo ao chamado da natureza- mas ali também é possível encontrar os tradicionais latrinas coreanas, comadres europeias e a escultura A Fonte de Marcel Duchamp.

Suwon, desde então recebeu o apelido de Meca da cultura do banheiro e a fundação do Seu Sim tenta fazer com que os banheiros sejam reconhecidos como uma parte central da vida cotidiana, financiando programas de construção de sanitários nos países em desenvolvimento, como as Filipinas.

- "Na nossa geração, um banheiro era um lugar muito sujo e fedorento onde ninguém nunca queria ir", disse Kim Gye-soon, um turista de 52 anos de idade, no parque temático. "Mas agora é totalmente diferente. Tudo limpinho e cheiroso"

Suwon vai continuar o trabalho do Seu Sim e pretende construir um centro de cultura sanitária em 2014, perto do parque atual, cuja entrada é gratuita e que já atraiu cerca de 40 mil visitantes desde que abriu em julho.

- "Ir ao banheiro é tão vital quanto comer. Num certo sentido, as nações e os governos deveriam trabalhar para garantir que todos tenham um acesso igualitário a banheiros", conclui Lee.
























. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails