15 de jan. de 2013

Buscam colonos para Marte; a viagem será só de ida


  • Talvez a maior aventura da história humana


Mars One, uma organização sem fins lucrativos fundada pelo pesquisador holandês Bas Lansdorp e respaldada pelo Prêmio Nobel de Física Gerardus 't Hooft, divulgou recentemente os requisitos básicos  que deverão cumprir as pessoas que queiram participar de um projeto que pretende fazer história e fundar a primeira colônia humana permanente em Marte no ano 2023. Quer participar?

Anunciado em junho do 2012, o plano é enviar um satélite de comunicação em 2016 e, a seguir, diversas missões de carga que irão depositando as cápsulas nas quais viverão os futuros astronautas. A ideia é que novos grupos de colonos irão chegando a cada 2 anos, fazendo aumentar pouco a pouco o assentamento humano.


Os cálculos efetuados estimam que o custo de pôr os primeiros astronautas em Marte ascenderia uns 6 bilhões de dólares. Uma enormidade que os patrocinadores implicados no projeto não podem cobrir nem de longe, daí que a Mars One tenha a intenção de organizar um reality show de caráter global no qual os espectadores poderão escolher, dentre todos os aventureiros que se apresentem como voluntários, os ganhadores que finalmente farão realidade seu sonho e abandonarão a Terra com destino a Marte em uma viagem só de ida.

Qualquer pessoa que tenha ao menos 18 anos poderá preencher o formulário de participação, que será disponibilizado no seu site ao longo da primeira metade deste ano. As características que mais serão levadas em conta, assinalam os representantes do concurso, serão a capacidade de se relacionar com outros indivíduos e trabalhar em equipe, a adaptabilidade, a criatividade e uma dedicação plena a uma empresa que levará os futuros colonos a receber uma fase de treinamento que se estenderá durante 8 anos, período no qual a Fundação Mars One lhes oferecerá ademais uma remuneração econômica.

Um projeto de tais dimensões propõe uma série de questões óbvias. Existem por exemplo duvidas razoáveis a respeito de que se poderão conseguir o financiamento necessário ou se contarão com a capacidade tecnológica que requer enviar, sãs e salvas, um grupo de pessoas para um planeta como Marte. Mas apesar das incertezas, não restam dúvidas de que estamos ante um projeto que, se realmente for colocando em marcha -e tudo indica que sim-, vai criar uma enorme, gigantesca, expectativa fazendo com que milhões de pessoas mergulhem em um mundo de sonho.

Você se candidataria a uma aventura como essa?

Gostei da ideia, mas não iria, tenho muitas raízes aqui para fazer uma viagem sem volta. Mas, esse projeto é tentador.






. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails