16 de jan. de 2013

Pinturas feitas com asas de borboletas mortas


  • A criatividade humana não tem limites

Vadim Zaritsky, um ex-policial se tornou artista e entomologista que utiliza um meio muito estranho para suas obras de arte: asas de borboleta. Os temas de suas originais pinturas variam de paisagens a natureza morta passando por retratos de personalidades políticas e artistas famosos.

Pode parecer cruel, mas antes de rotular a arte de Vadim Zaritsky como um crime contra a natureza, é preciso saber que só usa asas de borboletas mortas que ele encontra nos caminhos e estradas ao redor de sua casa  na cidade de Lipetsk, 438 km ao sudeste de Moscou, e espécimes mortas doadas por colecionadores de borboletas.

- "Para os colecionadores de borboletas, as asas devem estar perfeitas. Se estiverem um pouco danificados ou parcialmente desbotadas, eles preferem descartá-las. É uma pena jogar isso fora, mas em alguns casos eu também não posso usá-las, pois bactérias pré-existentes podem infestar toda a obra", ensina Vadim.


Um dia, ocorreu a ela que essas peças saudáveis descartadas podiam ser recicladas em arte. Então começou a usar essas asas como matéria-prima de sua arte, e nos últimos cinco anos criou mais de 100 obras de arte de diferentes tamanhos e temas. O entomologista russo leva entre uma semana e vários meses para completar uma pintura com asas de borboleta.




Zaritsky era colecionador de borboletas desde que era uma criança, mas foi só depois da aposentadoria de seu trabalho como policial, há dois anos, que começou a se dedicar a esta paixão.

- "Eu finalmente entrei em contato com minhas origens", diz ele. "Antes eu trabalhava para ganhar a vida e negligenciava as coisas que me faziam feliz. Embora, devo admitir que eu sempre gravitei em direção de uma percepção criativa, mesmo como um oficial de marinha ou um policial. Sempre aproveitei qualquer chance de experimentar a beleza do mundo. Agora me regozijo com a possibilidade de criar meus trabalhos sempre que eu quiser".

Apesar de não ser uma novidade, alguns mestres africanos usavam asas de borboleta em sua arte, nenhum deles exibiu o talento de Vadim, e talvez por isso é que seja considerado um pioneiro nesta fascinante técnica.




A maioria dos amantes de arte apreciam as pinturas Vadim, mas há sempre pessoas mais sensíveis que insistem que ele e outros entomologistas estão perturbando o equilíbrio natural, dizimando a população de borboletas. Para tranquilizá-los, ele sempre cita Vladimir Murzin, um conhecido entomologista russo:

- "Os insetos são um elo natural na cadeia alimentar entre plantas e vegetais. A natureza os projetou como fonte de alimento para outras espécies. Este tipo de extermínio natural não tem nenhum efeito sobre as populações de insetos, uma vez que se multiplicam a uma taxa muito mais rápida. Por exemplo, em apenas um distrito do Texas, morcegos comem mais de 240 toneladas de insetos todas as noites. Que dano nós entomologistas poderíamos possivelmente causar?"

  - "Uma borboleta vive por apenas algumas semanas, enquanto as minhas obras dão às pessoas a oportunidade de admirá-las por muitos anos", conclui poeticamente Zaritsky.












. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails