26 de abr. de 2013

A perigosa e assustadora raspagem de olho praticada por barbeiros chineses


  • Essas tradições antigas conseguem me chocar profundamente

Essa notícia está em tudo que é blog, relutei em postar aqui, mas não teve jeito, é tão inacreditável e assustador que tive que postar.

Como muitas outras tradições antigas, este negócio perigoso está lentamente desaparecendo, mas ainda é possível encontrar alguns barbeiros dispostos a raspar seus olhos com uma faca por tão pouco quanto 2 reais.

De acordo com um velho ditado de Sichuan, a limpeza dos olhos faz com que a beleza da vida seja mais visível, e algumas pessoas estão dispostas a se dispor sob a faca para se certificar de não perder nada desta beleza.


Apelidada de "limpeza olho com navalha", a prática da raspagem de olhos e das pálpebras de uma pessoa com utensílios cortantes é parte da cultura  chinesa desde tempos imemoráveis. O ofício foi supostamente popularizado pelos irmãos Zhou Chengfu e Zhou Chengyin, que seguiram os passos de seu pai e se destacaram na técnica da manutenção dos globos oculares, orelhas e pescoços de seus clientes, mas nos últimos anos a prática declinou bastante.

Ainda assim, não é difícil encontrar um "limpador de olho" mesmo em cidades modernas como a capital de Sichuan, Chengdu, como o Seu Liu Deyuan, 53 anos, que toca o sua pequena barbearia com sucesso há 7 anos, oferecendo um combo corte de cabelo + raspagem de olho por apenas 2 reais. Como tem clientes de longa data, há dias que forma-se uma fila para a limpeza de olhos. O hábil barbeiro diz que o negócio ainda é muito bom.

Antes que comece a raspar os olhos de seus clientes, Liu lava sua navalha afiada na mesma água da bacia que ele usa para raspar suas cabeças. Então usando a mão esquerda mantém os olhos do cliente bem aberto enquanto com a direita passa a navalha por trás e no interior das pálpebras e, em seguida, sobre o globo ocular. Ato seguido, como em um ritual, pega uma haste de metal que é inserida sob a pálpebra superior da pessoa e desliza para a esquerda e para a direita, como um limpador de pára-brisa. Ele repete todo o processo na pálpebra inferior, e quando termina, faz a mesma coisa no outro olho.

O processo todo de raspagem de olho dura cerca de 5 minutos, e no final, o rosto do cliente está molhado de lágrimas. Seu Peng, 55 anos, um dos clientes mais fiéis do barbeiro, diz que não se atreve a mover um músculo enquanto Liu está trabalhando na sua magia, mas que, depois, sente como se pudesse estar vendo tudo melhor e mais claro.

E se mergulhar ferramentas afiadas dentro dos olhos de alguém já não fosse perigoso o suficiente, há também a questão da higiene inadequada. Seu Liu usa sempre a mesma navalha "velha de guerra" para todos os seus serviços -cortes de cabelo, barba e raspagem dos olhos-, e a varinha de metal também é usada em vários clientes durante o dia, pois ele só tem tempo de desinfetar suas ferramentas durante a noite, deixando-os em uma velha bacia com álcool. A maioria de seus clientes não parecem se importar, já que, dizem, nunca ninguém apresentou algum problema por ter utilizado os seus serviços.

Seu Liu disse aos repórteres do jornal Daily Business Chengdu que ele começou a estudar a arte da raspagem do globo ocular, quando tinha 17 anos, e treinou por três anos antes de praticá-lo em clientes pagantes. Ele conta que sua mão nunca tremeu nunca e nem escorregou uma só vez. O segredo, conta ele, está na força e flexibilidade de seu pulso e a firmeza da mão.













. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails