9 de ago. de 2013

Conheça o "diamante-de-gould", pássaro endêmico da Austrália

  • A natureza é sensacional e cria animais magníficos

O diamante-de-gould (Chloebia gouldiae) é um pássaro endêmico da Austrália, que por suas cores muito variadas e vibrantes, é uma das aves mais coloridas e belas da natureza. Sua coloração pode ser roxa, preta, verde, amarelo, laranja, branco e vermelho. 

Normalmente o macho tem a plumagem com brilho mais forte. Seu nome é uma homenagem a Elizabeth Gould, esposa do ornitólogo John Gould.

A característica destes animais é que, devido as variações de cores -existem três variações de cores entre os diamantes-de-gould na natureza: cabeça vermelha, preta e laranja-, os próprios aborígines achavam que se tratava de espécies diferentes, mais depois descobriram que se trata de uma única espécie.


Este pássaros nascem totalmente pelados, rosinhas e sem nenhuma pena até aproximadamente duas semanas, quando as primeiras penas começam a aparecer. Os mais jovens podem ser identificados por suas cores, com a cabeça, lados e pescoços cinzentos.Mas suas cores variam muitoenquanto envelhecem.

As fêmeas, como na maioria das espécies da ordem de passeriformes, são menos coloridas e tem caudas menores. Existem muitas teorias sobre o assunto, mas a principal e mais aceita diz que as fêmeas são mais feinhas e têm menos cores por uma estratégia de mimetismo, uma evolução que possibilita ficarem mais camufladas nos ninhos, enquanto os machos mais coloridos, devem chamar atenção dos predadores, dando mais segurança para os filhotes.

Os machos são os mais coloridos, variando entre as cores roxo, preto, verde, amarelo , branco, laranja e vermelho, com o bico amarelo claro e pontas da mesma cor da face.

O diamante-de-gould é um pássaro muito social, estão sempre em bandos e, na época da ninhada, não é incomum encontrar vários ninhos na mesma árvore. Apesar de permanecerem pelados nas duas primeiras semanas, os filhotes deixam os ninhos já uma semanas depois. São bem quietinhos e seu canto não é muito forte, mas é bastante melodioso.

O macho, muito galante, faz uma dança impressionante na hora de cortejar a fêmea. Curva-se perante a dama, balança a cabeça por uns 10 segundos e logo depois estufa o peito enquanto saltita e mantém o olhar fixo nela. 

As fêmeas colocam de 4 a 6 ovos e o macho é bem cooperativo ajudando a chocar os ovos, e cuidando também dos filhotes após o nascimento. A incubação dura no máximo 14 dias.

Devido a sua beleza e vasto colorido -que chama atenção dos predadores, e delata fácil sua identificação na hora da caça-, associado a redução e alteração do seu habitat, o número de diamantes-de-gould reduziu drasticamente na natureza no século XX. O número de indivíduos da espécie, entretanto, é bem alto e por ser muito bonito, é muito apreciado por criadores, sendo um dos pássaros mais colecionados da Austrália.
















. . .

2 comentários:

Anônimo disse...

Adoro seu blog Lucas. Tanto pelo conteúdo quanto pelo visual. Bjos!

Unknown disse...

Precisa de cadastro no Ibama

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails