17 de out. de 2013

Americano se afasta da vida que conhecemos e vai morar numa casa Hobbit da vida real

Vocês não têm ideia como ando cansado da vida na cidade, cada dia penso mais em levar uma vida no mato. Só não moraria numa casa tão baixa dessa, ia acabar com minha coluna.

Dan não acredita em casa própria ou hipotecas e consegue sobreviver com apenas 5.000 dólares ao ano (incluso o 100 dólares de aluguel), o que dá mais ou menos uns 680 reais por mês, exatamente um salário mínimo brasileiro.

Dan costumava ser um tipo que frequentava o escritório todos os dias, trabalhando como fotojornalista, a fim de sustentar a si, sua esposa e seus dois filhos e pagar a hipoteca de sua casa. Até que um dia ele leu um livro que descreve uma existência sem as comodidades da vida cotidiana moderna. Depois de ler o livro, Dan mudou-se de mala e cuia para um campo tranquilo, onde experimentou várias opções: um trailer, um cortiço e uma barraca, antes de se instalar na casa hobbit onde vive hoje.

O buraco de 3 metros no chão mal acomoda Dan, um fogão, seus livros, um CD player e algumas roupas, mas é tudo o que ele realmente precisa. Ele diz que quer viver uma vida sem estresse:


- "Aqui tudo está ao alcance de um braço. É a escala humana. A idéia é que você pode ver tudo, sem se atrapalhar com outras coisas que geram estresse".

Apesar de suas condições de vida primitivas, Dan tem energia elétrica, um telefone para o qual paga 53 dólares por mês e um MackBook para poder navegar na internet, já que ainda quer se manter conectado com o mundo exterior.

- "Eu gosto de ser capaz de fazer o que eu quero fazer", explica Dan. Para pagar essas necessidades, ele faz esboços para uma revista on-line, a Moonlight Chronicles. Ele também desenhou um livro sobre o estilo de vida hobbit chamado "Minha Pequena Casa", onde publicava sob o pseudônimo The Hoboartist. Ademais, para sobreviver, ele faz vários bicos, incluindo cuidar do gramado de um cemitério.

- "É um trabalho ao ar livre, não estressante, onde as pessoas ao seu redor não são susceptíveis de fazer a sua cabeça com a política do escritório", diz ele.

Desde sua mudança para a floresta, o Hobbit da vida real tem tempo para atividades mais relaxantes. A saúde vai muito bem, principalmente por que está feliz que pode fazer tudo o que gosta, sem qualquer compromisso ou o estresse de um trabalho de 8 as 5.

- "Eu costumava trabalhar o dia inteiro como fotojornalista. O problema é que as pessoas têm as suas vidas organizadas de modo que se tornam escravos do tempo. Basicamente, a pessoa mediana gasta uma tonelada de seu tempo trabalhando por muito pouco dinheiro, apenas para sobreviver. Eu gasto muito pouco do meu tempo trabalhando por dinheiro suficiente para não apenas sobreviver, mas fazer o que eu amo: desenhar e viajar na minha bicicleta", conclui Dan.

O artigo do NBC News não faz uma menção muito detalhada ao assunto, somente que seu casamento se desfez e toda a família (mulher e filhos) se mudou para outro estado. Tudo leva a crer que a ex-esposa não concordou com a ideia do marido.














. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails