20 de mai. de 2015

Avanço: Cuba surpreende ao desenvolver uma vacina contra o câncer de pulmão

  • Cuba possui um sistema de saúde considerado, por muito, um dos melhores do planeta.

Apesar dos poucos recursos de um país comunista, uma grande descoberta com tecnologia biomédica está atraindo olhares de especialistas de vários países.

Os pesquisadores cubanos afirmaram que já conseguiram desenvolver uma vacina contra o câncer de pulmão e que ela já está disponível, gratuitamente, para todos os cubanos.

A vacina é considerada algo importante, especialmente em um país que, por ter fama em produzir os melhores charutos, os índices de câncer de pulmão são altíssimos. Estima-se que na ilha, 1 a cada 4 pessoas morrem da doença.

A vacina em questão não funciona contra infecções virais – ela é administrada para pacientes que já desenvolveram o câncer.

O produto, chamado cimavax, provou conseguir prolongar a vida dos doentes com câncer de pulmão – onde, geralmente, os pacientes morrem rapidamente devido à agressividade.


O vacina foi aprovado em Cuba e agora o país faz acordo com outros para realizar testes clínicos em pessoas de diversas etnias.

A Cancer Research UK – um órgão especializado em câncer, no Reino Unido – emitiu sua opinião sobre: “Havia 12 pessoas com menos de 60 anos que tiveram uma boa resposta imunológica e melhora, onde a sobrevida foi maior 15 meses a mais, comparado com apenas 7,4 meses das pessoas que não tomaram a vacina”.

O órgão ainda complementou: “Lembrem-se que este é um estudo com um pequeno grupo, apenas 12 pessoas. Este número é realmente pequeno para tirar qualquer conclusão definitiva”.

Saiba mais!

Como a vacina funciona? O mecanismos é o seguinte: ela reconhece um determinado fator de crescimento proteico epidérmico (EGF). O EGF ocorre, naturalmente no corpo, sinalizando para as células crescerem e se dividirem.

Alguns cânceres fazem o corpo produzir uma quantidade excessiva de EGF, o que faz com que as células se reproduzam incontrolavelmente.

A vacina cimavax é composta de duas proteínas, uma das quais é componente da EGF. Ela estimula o corpo a ter uma forte resposta imune, produzindo assim anticorpos que reconhecem o EGF e se ligam a ele.

Isso faz com seja interrompido a conexão entre os receptores celulares das células cancerosas com o EGF. O fato sinaliza para as células do câncer do pulmão não continuarem a crescer, retardando a progressão da doença.

Fonte





. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails