14 de out. de 2015

Pesquisadores criam pó para parar hemorragia


Pesquisadores criaram as primeiras partículas de autopropulsão capazes de transportar coagulantes contra o fluxo de sangue para tratar hemorragias graves, o que pode ser um enorme avanço no atendimento de traumas.

Hemorragia nunca mais?

De acordo com Christian Kastrup, professor assistente no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade de British Columbia, no Canadá, a hemorragia é a causa de morte em um grande número de jovens, jovens estes que poderiam ter sobrevivido se tivéssemos maneiras mais eficientes de lidar com o sangramento excessivo.

A morte materna por hemorragia pós-parto também é preocupante. Seus números podem ser tão altos quanto uma morte em cada 50 nascimentos em locais com poucos recursos.


  • Como parar uma hemorragia?


Os métodos tradicionais para parar uma hemorragia grave não são muito eficazes quando a perda de sangue começa no interior do corpo (hemorragia interna), como no útero, seios ou no abdômen. As pessoas têm desenvolvido centenas de agentes com a pretensão de coagular sangue, mas o problema é que é difícil fazer este tipo de medicamento ir contra o fluxo sanguíneo, chegando até a fonte do sangramento.

Agora, pela primeira vez, os pesquisadores chegaram a uma solução absolutamente engenhosa: um agente anticoagulante extremamente eficiente.

  • O desenvolvimento da solução genial

Kastrup se uniu com um grupo de pesquisadores, engenheiros bioquímicos e médicos de emergência para desenvolver micropartículas de carbonato de cálcio geradoras de um gás simples que podem ser aplicadas na forma de pó para parar um sangramento crítico.

As partículas funcionam através da liberação de dióxido de carbono, como os comprimidos antiácidos, para empurrá-las até a fonte do sangramento.

As formas de micropartículas porosas de carbonato podem se ligar com um agente de coagulação conhecido como ácido tranexâmico, e transportá-lo através de feridas, navegando profundamente no tecido danificado.

Depois de estudar e modelar o movimento destas partículas in vitro, os pesquisadores confirmaram seus resultados utilizando dois modelos animais. Mesmo em um cenário que imitava um evento catastrófico como uma ferida de bala em uma artéria femoral, as partículas se revelaram altamente eficazes em parar o sangramento.

  • Mais testes pela frente

Enquanto é necessário o desenvolvimento de testes muito mais rigorosos antes de trazer o agente para o mercado, já podemos prever que estas partículas terão uma vasta gama de usos, desde operações no nariz até o tratamento de feridas graves.

Segundo Kastrup, as pesquisas, contudo, seguem focadas em hemorragia pós-parto: nesse local, após o parto, os médicos não conseguem ver os vasos danificados. Se este pó mágico funcionar, poderá ser aplicado na área e as partículas poderão se impulsionar sozinhas, encontrando as regiões danificadas que são a fonte do sangramento.






. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails