2 de nov. de 2015

Indiano nasceu com o coração fora da caixa torácica e é considerado um “milagre”

Um vídeo impressionante mostra um rapaz que nasceu com o coração fora de sua caixa torácica, batendo sob apenas uma fina camada de pele.

Arpit Gohil, da Índia, nasceu com uma condição extremamente rara e chegou a ser desenganado pelos médicos logo após o nascimento. Hoje com 18 anos, o jovem está sendo considerado pelos médicos como um "milagre", pois uma pequena queda ou qualquer colisão poderia matá-lo instantaneamente.

Conhecida como Pentalogia de Cantrell, a condição afeta o desenvolvimento do feto e provoca o nascimento dos bebês com órgãos vitais (tais como o coração ou intestinos) do lado de fora de seus corpos. A maioria das crianças com a doença são tratadas com cuidados especiais por toda a vida, mas Arpit, que nasceu com a forma mais grave da doença, conhecida como “ectopia cordis”, com apenas 165 casos conhecidos, é um homem comum. Ele cresceu como qualquer outro menino, subindo em árvores e dirigindo um trator na fazenda de seu pai, a 40 quilômetros de Ahmedabad, no estado de Gujarat, na Índia.


Seu coração funciona normalmente sob a pele em seu peito. “Eu posso fazer tudo como uma pessoa normal e não tenho nenhum problema com meu trabalho agrícola, seja lavrando a terra, dirigindo um trator ou andando de moto”, disse ele. No entanto, parte de seu diafragma não funciona e o resto dos músculos acabam trabalhando mais do que deviam. Isto significa que qualquer outra infecção, como pneumonia, seria muito pior para ele do que para um paciente normal.



Segundo o Dr. Sanjeeth Peter, diretor do Instituto do Coração do Nadiad DDMM, Arpit poderia morrer a qualquer segundo. “Ele aprendeu a lidar com o problema, mas é muito vulnerável. Não sabemos por quanto tempo ele pode continuar vivendo como faz no momento. Se ele escorregar e cair, ou apenas bater o corpo um pouco mais forte, poderia sofrer sérios danos. 

Ele vive cuidadosamente para proteger seu coração, mas como ele trabalha em uma fazenda, não é 100% seguro”, disse o médico.

Após Arpit nascer em sua casa, em Chapra, em 1997, seus pais o levaram para o hospital em Nadiad, depois de perceberem sua condição. Os médicos pensaram que ele havia nascido com dois corações, mas uma ultrassonografia revelou que seu coração estava fora da caixa torácica. 

Eles disseram a seus pais que Arpit não tinha quase nenhuma chance de sobreviver, mas ele superou as expectativas. “Às vezes, eu sentia que ele era, na verdade, mais saudável ​​do que os meninos normais de sua idade. Então, eu nunca o levei a um médico. Eu nunca pensei em uma operação”, disse seu pai, Vikrambhai.

Agora, Arpit está pensando em passar por uma operação para posicionar seu coração de forma correta, após ele tomar conhecimento de um caso semelhante, na China. Ao examinar Arpit, o Dr. Peter descobriu cinco defeitos, incluindo uma doença abdominal acima do seu umbigo e outro dentro de seu coração. 

“No momento ele está ok, mas ele pode desenvolver problemas respiratórios ou circulatórios a qualquer momento, pois o problema é a quantidade de pressão colocada sobre seu corpo. Eu acredito que a melhor coisa para ele seria prosseguir com a operação. Depois disso ele seria capaz de levar uma vida normal”, concluiu o especialista.

Fonte



. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails