2 de nov. de 2016

Ser dama de honra na China é tão perigoso que as pessoas estão contratando profissionais

No mundo ocidental, as damas de honra ajudam a noiva em muitas tarefas antes e durante o casamento, na China também, mas são mais como damas de desonra. Elas devem beber grandes quantidades de álcool em nome da noiva e são tocadas além de outras formas de assédio. 

As damas de honra muitas vezes participam em costumes tradicionais que a maioria das pessoas consideraria extremamente vulgar. E como menos mulheres estão dispostas a servir como damas de honra para suas amigas e parentes, os serviços de aluguel de damas profissionais são um negócio em expansão.

Acontece que na época medieval, as damas de honra chinesas se vestia, exatamente como a noiva para agir como chamarizes de clãs rivais que por ventura queriam sequestrar a nubente. Depois de séculos passados e as proteções legais para casamentos foram estabelecidos, este papel particular deixou de ser necessário, mas as damas de honra ainda mantiveram suas funções protetoras, e seu "trabalho" permaneceu tão perigoso como sempre.


Mesmo hoje, as mulheres que assumem esta responsabilidade são humilhadas, fisicamente ou sexualmente assediadas e algumas acabam perdendo suas vidas na tentativa de melhor cumprir suas tarefas em um casamento. Parece absurdo que uma posição honorária, naquilo que supostamente deveria ser uma alegre celebração, resulte em tais riscos, mas na China é uma dura realidade.



Por exemplo, é costume para os recém-casados chineses brindar até o fundo da taça com cada convidado do casamento, e em casamentos grandes isso vai resultar em baldes de álcool. A fim de proteger a honra da noiva, as damas de honra bebem em nome dela. Isso muitas vezes acaba em intoxicação alcoólica, e, em casos extremos, morte. No mês passado, uma dama de 28 anos, em Wenchang, província de Hainan, perdeu a vida depois de ser pressionada a consumir uma grande quantidade de álcool.

Mas ter que beber com cada um dos convidados é apenas uma pequena parte da experiência de dama de honra na China. Uma vez que elas agem como "obstáculos" simbólicos antes que o noivo possa entrar no quarto nupcial e consumar o casamento, as damas de honra às vezes tem que suportar o assédio verbal e físico dos padrinhos e amigos do sexo masculino, e quando tem álcool na equação, as coisas podem sair do controle rapidamente.

Em casos mais civilizados, as damas de honra são alvos de insinuações sexuais ou têm de passar por rituais degradantes como lamber uma banana, mas em casos extremos elas são despojadas de suas roupas, molestadas ou até mesmo atacadas. Em 2015, um vídeo filmado em um casamento em Hainan mostrava uma dama de honra sendo tateada por convidados do sexo masculino contra sua vontade. Enquanto ela tentava coibir as tentativas, alguns dos homens seguravam as suas mãos para permitir que outros tivessem livre acesso ao seu corpo. Simplesmente nojento! E em 2013, uma dama de honra foi estuprada por dois padrinhos em um casamento em Zhejiang.

Com todos esses riscos envolvidos, para não mencionar as responsabilidades mais comuns de receber convidados, ajudar a noiva a se vestir, maquiar-se e a organizara a festa, não é de admirar que poucas mulheres aceitem os pedidos de suas amigas para ser uma dama de honra em seus casamentos . É simplesmente muito perigoso. É por isso que as noivas estão agora alugando damas para casamentos com custos entre 200 yuans (100 reais) e 800 yuans (400 reais) a hora.



Dama de honra profissionais se tornaram uma característica comum em casamentos chineses, e elas são atualmente oferecidas por mais de 50 empresas de planejamento de casamento na China. A maioria delas trabalha somente nos fins de semana, além de seus trabalhos regulares, para ter uma renda extra.

Embora muitos as considerem como damas de honra falsas, as profissionais afirmam que elas estão muito melhor preparadas para lidar com o amadorismo das damas durante o assédio, porque podem resolver uma situação de constrangimento facilmente e ainda deixar o abusador de "calças curtas". Essa é uma das razões pelas quais as pessoas estão contratando estas profissionais.

Apesar de sua popularidade, a contratação de damas de honra profissional é desaprovada por muitas pessoas por reforçar o estereótipo de que o corpo feminino pode ser uma mercadoria coisificada para venda.










. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails