22 de nov. de 2010

As esculturas de ferrugem de Martin Heukeshoven

  • A arte feito de sucatas

Ali Babas Höhle, 2010
As miniaturas de carros são muito comuns para os amantes do setor de automóvel. Quer sejam pequenos carrinhos de brinquedo ou peças de colecção, todos nós já nos deparámos com exemplos desta arte marginal sem meditarmos acerca do valor destas peças. Martin Heukeshoven, apaixonado por todo o tipo de veículos, levou o seu passatempo demasiadamente a sério. Hoje recebe pedidos de vários pontos do mundo e as suas peças podem chegar a valer 25 mil euros.

Considerando-se artesão, este artista alemão de 48 anos começou por interessar-se por carros antigos nos anos 70, quando o irmão restaurava estas viaturas no seu emprego. A partir daí, Heukeshoven assumiu como passatempo reunir materiais inutilizados, transformando-os em objectos únicos. A paixão pelo antigo e pelas ruínas fez com que desse um toque especial às suas esculturas, dando-lhe um aspecto de decadência com reminiscências steampunk.

Aproveitando cilindros, máquinas fotográficas e de escrever, tinteiros usados, etc, ele cria um realismo em pequena escala. As suas reproduções de carros como o Renntransporter, o Porsche 356 ou o Bugatti Type 57 Stelvio têm entre 50 a 98cm, mas são tão detalhadas no exterior como no interior: os estofos, os motores, os tabliers e os volantes. Está lá tudo, como miniaturas abandonadas ao sabor da passagem do tempo.

Heavy Metal, 1996
O ponto de ignição para a sua arte foi "Heavy Metal", o seu primeiro trabalho, que consiste num tractor robusto. A partir daí, o seu sucesso cresceu e hoje vende esculturas para os EUA, Japão, Bélgica, França e Suiça, reproduzindo modelos de marcas como Jaguar, Porsche, Facel Vega e Citroen.

Não constrói mais do que 2 ou 3 carros por ano e cada peça demora até 4 meses para concluir. Usa muitas vezes objetos da mesma década para reconstruir os carros, como que transformando os genes provenientes de objetos variados e perpetuando a essência de cada época. Oferece-nos a beleza da decadência através do metal oxidado, da ferrugem - o material envelhecido que usa para as suas construções já sofreu a erosão do tempo, e Heukeshoven não acentua esse processo.

Membro da Artist Auto desde 2000, auto-denomina o seu trabalho como "esculturas técnicas" e reproduz não apenas carros, mas também carrinhas, aviões e tractores.

Ali Babas Höhle, 2010

Mercedes 300SL, 2007/2008

Packard one twenty, 2006

2 comentários:

Anônimo disse...

nossa muito legal!

Unknown disse...

top o cara e mesmo detalista,por isto o valor de sua obra,dom de deus !!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails