20 de dez. de 2010

A casa das belas flores - Um Lar para as prostitutas

  • Conheça a Casa Xochiquetzal

Casa Xochiquetzal ( A Casa das belas flores ) é uma casa de repouso para as prostitutas, com sede na Cidade do México no bairro chamado Tepito, que recebeu este nome da deusa asteca do amor e da mulher.

O centro foi fundado em 2007 por uma ex-prostituta, Carmen Muñoz, que ficou impressionada com as trabalhadoras do sexo de idade, que ela viu dormindo nas ruas. E não foi nada fácil. Demorou anos de lobby para ela conseguir o apoio da mídia e do governo local. Andrés Manuel Lopes Obrador, o prefeito na época, deu-lhe uma casa em ruínas do século 18, que ela transformou no que é hoje o lar de 23 prostitutas de idade, com acomodações disponíveis para 45 mulheres. Elas têm que cumprir uma condição: que não seja o óbvio, sendo uma ex-trabalhadora do sexo, e que se refere à sua idade - as mulheres têm que ter pelo menos 60 anos de idade. Curiosamente, mesmo elas não sendo mais obrigadas, muitas das prostitutas optam por continuar a praticar o seu trabalho. Isso me deixou perplexo, o costume da profissão durante anos faz com que elas não abandone mesmo com um lugar seguro para viver.



Na maioria dos casos, ela foram vendidas ainda jovens, ou mesmo, crianças e forçadas à prostituição, assim, nenhum contato com suas famílias, está mantido. Triste isso, muito triste. Embora a maioria delas ainda continuem a trabalhar, o dinheiro é muito pouco, comparado ao que ganham as mulheres mais jovens, e isso torna impossível para elas sobreviverem por si só, logo a Casa Xochiquetzal vem como uma espécie de bênção.



Apesar de mostrarem muita alegria e parecem ter muita diversão juntas, quase todas as velhinhas prostitutas têm um traço de tristeza, principalmente quando se trata de seus filhos, que mal se lembram que elas existem, muito menos visitá-las na a Casa das belas flores. Abandono mesmo, outro ponto triste. Fico imaginando você ser vendido novo, ser obrigado a se prostituir e ainda no final de sua vida ser esquecido pelos frutos de relações de prostituição. Deve ser difícil para elas e para os filhos encararem que sua mãe é uma prostituta e que ele nasceu desse trabalho da mãe. Muito louca essa situação, um paradoxo. Pelo menos é bom saber que essas pessoas que sofreram tanto na vida vão poder ser bem cuidadas no seu fim de sua existência.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails