20 de jan. de 2011

Mar Mediterrâneo pode estar poluído por 250 bilhões de microparticulas de plástico

  • O resultado de nossa insanidade

Uma expedição científica que está sendo realizada no Mar Mediterrâneo pela MED (Mediterranean En-Dangered, em inglês) constatou que cerca de 250 bilhões de micropartículas de plásticos (com menos de 5 milímetros e invisível aos olhos humanos) podem ser encontradas no local. Em alguns pontos analisados, a quantidade de micropartículas de plásticos chega a ser seis vezes maior que a quantidade de plânctons (micro-organismos com pouco poder de locomoção e que vivem livremente nas águas).

O programa, que terminará em 2013, tem como principal objetivo quantificar a distribuição da poluição do plástico no Mediterrâneo. As coletas foram realizadas em 40 pontos da bacia noroeste do mar, próximo à França e ao norte da Itália. Cerca de 90% das amostras tinham as micropartículas de plástico.


Está poluição pode trazer problemas não só para os animais marinhos que vivem no local, mas para quem se alimenta deles, ou seja, outros animais e até os humanos. Mais de 180 espécies estudadas ingeriram ou absorveram detritos de plástico.

Os estudos da Med estão sendo realizados apenas na superfície da água, a cerca de 20 centímetros de profundidade. Os cientistas acreditam que a poluição dos mares e oceanos pelo plástico é pouco entendida e necessita mais pesquisas.

Fonte: National Geographic

. . . .

2 comentários:

Aída Továr disse...

Gostei muito da postagem e do Blog também, virei sempre te visitar. um abraço!!!

Bertolucci disse...

AÍDA TOVAR, seja bem vinda e espero que se divirta muito com a MIB.

Abraços,

EDITOR DA MIB

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails