5 de abr. de 2011

Aracnofobia: O medo das aranhas

  • É definido como um medo persistente, anormal e injustificado de aranhas. Também conhecido como aracnefobia.


Esta é uma fobia bastante comum, provavelmente a mais difundida em termos de fobias de animais. Diferentes pessoas em diferentes graus de experiência. Em casos mais graves, o pânico pode ser acionado até mesmo ver a foto de uma aranha. As reações das pessoas que sofrem de aracnofobia são exagerados para os outros, e até mesmo para as partes interessadas. Eles tentam ficar longe dos locais onde as aranhas podem ser encontradas, ou quando eles viram as teias de aranha. Vendo uma aranha a partir de uma distância, não pode entrar na área, pelo menos não sem um grande esforço para superar o pânico.

Os sintomas incluem transpiração, respiração acelerada, taquicardia e náusea. Esse medo de aranhas pode afetar a vida do fóbico para determinar onde você escolhe viver, destinos de férias e atividades nos seus tempos livres.
Como muitas outras fobias, aracnofobia pode ser curado através de tratamento psicológico. O mais comum é a utilização de métodos que, gradualmente, expondo o fóbico ao animal que aterrorizou. No entanto, alguns optam por métodos de choque, onde a exposição é intensa e acontece de repente.


  • Origem do Medo

Como um animal tão pequeno pode despertar um medo tão grande? Esse é um mistério ainda para muitos psicólogos. Porém, existem hipóteses satisfatórias. Existe o lado biológico, em que o medo às aranhas seria uma vantagem evolutiva para a sobrevivência e, consequentemente, a perpetuação da espécie.

Mas ao que tudo indica a explicação é cultural. O medo existe sobretudo na mente ocidental. O pesquisador Geoffrey Isbister afirma sobre o assunto: "muitas culturas referênciam aranhas ou vêem-nas como símbolos de boa sorte".

Isbister ainda diz que o motivo para a fobia pode se encontrar em raízes históricas, como a história do Tarantismo, doença surgida na cidade de Taranto (Itália) que teria ameaçado a Europa entre os séculos XV e XVII. Como explica Aline Gatto Boueri:

Aranhas da espécie Lycosa tarantula foram acusadas de causar esse mal cujos sintomas eram suor, tremor, insônia, dor, rigidez corporal e fraqueza. Curiosamente, acreditava-se que, para curar-se, o doente deveria dançar freneticamente durante quatro dias. Enquanto em alguns lugares a doença acabou associada à loucura por conta disso, em outros se tornou um pretexto para orgias ou festivais de dança, o que deu origem à famosa tarantela.


  • Cinema

A aracnofobia foi representada no cinema pelo filme de suspense Arachnophobia do diretor Frank Marshall. O filme conta a história da família de um médico que decide se mudar para o interior, sendo que em sua casa começam a surgir aranhas e mortes começam a acontecer. 

O médico, Dr. Ross, era aracnofóbico. O que se passa na cidade pode ser a solução para ele acabar com o medo que o persegue desde a infância.

O filme foi a estréia de Frank Marshall como diretor. As aranhas utilizadas no filme vieram da Nova Zelândia e eram inofensivas aos atores. O filme estreou nas bilheterias em 1990.

E em Harry Potter, o personagem Ronald Weasley também tem aracnofobia.

No seriado Friends, o personagem Ross Geller tem aracnofobia.


. . . .

Um comentário:

Anônimo disse...

Discordo, esse medo é justificado sim! é difícil de explicar mas é real, tenho que fazer um esforço para descrever a ideia, a sensação é de impotência diante de um ser bizarro, sinto falta de ar, meus movimentos não correspondem aos meus pensamentos é horrível! Não consigo gritar, correr, pensar em como agir, frio na barriga, ânsia... Sempre leio alguns artigos para ver se consigo superar um pouco tudo isso, mas é impossível. Agora já sei como vai ser a minha noite, cama afastada da parede, inseticida pelo quarto ( já sei ele não mata o referido monstro mas mata o seu segundo alimento, porque o primeiro sou eu!) Fico por dias a pensar se não tem na minha cama, dentro do banheiro, nas minhas roupas emfim, o pior que que quando se fala nelas, adivinhe elas lembram de você e aparecem para meter o terror na sua vida!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails