25 de dez. de 2011

Neandertais construíam casas com ossos de mamute


  • As novas descobertas sempre derrubam as previsões dos cientista sobre o passado


Adoro história, cheguei a fazer 3 anos de faculdade de História, é uma coisa que me fascina. Mas, fico me questionando como as teorias do passado são sempre derrubadas.

O pior que muitas delas se diziam definitivas, por isso sempre encarei o passado como algo que por mais que investiguemos, jamais saberemos a total verdade. Acho que isso só poderia acontecer se podéssemos viajar no tempo.


Veja a reportagem que encontrei Hype Science


Neandertais não eram homens das cavernas primitivos como costumam ser retratados frequentemente em filmes e livros. Eles nem sequer viviam apenas em cavernas, como se pensava. Uma nova pesquisa revelou que eles construíram casas com ossos de mamute.

Arqueólogos descobriram os restos de uma construção de 44 mil anos de idade, feita por esses humanos primitivos. A construção circular, que pode ter tido até 26 metros de largura em seu ponto mais largo, é a mais antiga habitação doméstica construída a partir de ossos já encontrada.

Neandertais desapareceram cerca de 30 mil anos atrás. Acreditava-se que eles eram nômades primitivos que viviam abrigados em cavernas naturais. Entretanto, as novas descobertas sugerem que eles se estabeleciam e construíam estruturas onde viviam por longos períodos de tempo.

Pesquisadores do Museu Nacional de História Natural, em Paris, também descobriram que muitos dos ossos da casa haviam sido decorados com esculturas e pigmentos ocres.

Pesquisadores acreditam que os neandertais escolheram propositadamente grandes ossos do maior mamífero disponível, o mamute, para construir as estruturas. Os ossos longos e planos eram selecionados e dispostos em círculo. Na falta de maneira, era esse o material que os seres humanos primitivos usavam para se proteger contra o vento e frio.

A estrutura de ossos foi encontrada perto da cidade de Molodova, no leste da Ucrânia, em um sítio que foi descoberto em 1984. A casa foi construída com 116 ossos grandes, incluindo crânios de mamute, mandíbulas, 14 presas e ossos das pernas.

A casa de ossos não é o edifício mais antigo já descoberto, entretanto. Uma construção de madeira afundada no chão de mais de 500 mil anos, feita por Homo erectus, foi encontrada em uma colina nos arredores de Tóquio.




. . . .

Um comentário:

Améba disse...

Eu acho uma tremenda sacanagem acharem que nós "v i n h ê m o s", destes testas próêminentes!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails