29 de jul. de 2012

O incrível dormitório universitário de Copenhague


  • Um lugar assim até dá mais estímulos para estudar


Olha só que fantástico achei no blog Metamoforse Digital. Simplesmente coisa de primeiro mundo. Olhando essas fotos me deu saudades da época de faculdade, pena que não vivenciei nada parecido.


Localizado em Ørestad, um novo bairro de Copenhague, na Dinamarca, está o premiado Tietgenkollegiet (algo como salão do estudante), um grande prédio circular  com um enorme pátio interno. O edifício, concluído em 2006, foi projetado pela empresa Lundgaard & Arkitekter Tranberg e sua estrutura de sete andares contém 360 quartos, compreendendo uma área total de 26.800 metros quadrados, onde a forma circular do edifício contrasta com os volumes retangulares que expressam residências individuais.

A cozinha tem um papel muito central na vida e moradia de um estudante, mesmo que seja só para comer ovo e miojo. Os construtores pensaram no assunto e no Tietgenkollegiet 12 quartos compartilham uma cozinha comunitária  espaçosa, do total de 30, equipada com louças e utensílios domésticos, 4 geladeiras, 2 
fornos e um grande fogão.


Nesta cozinhas também é possível encontrar mesas de jantar em uma grande sala que pode ser vista em outras áreas da moradia. Com o tempo, os moradores acabam contribuindo para imbuir cada cozinha com um personalidade própria do seu grupo.

Ao lado destas cozinhas há uma ampla área de serviço público com tanques, máquinas onde os estudantes podem lavar e secar suas roupas. Para cada grupo de 12 quartos há também uma sala comum de lazer. Mesmo que as 30 salas comuns estejam ligadas a um determinado grupo do prédio, elas estão abertas para todos os residentes e, assim, os moradores vão vem troando impressões entre um grupo e outro.

Quase todo o piso térreo do Tietgenkollegiet é dedicado a instalações comunitárias que beneficiem todos os residentes. Há também uma sala de reunião, que consiste em um salão que pode ser dividido em duas salas menores com paredes falsas sobre rodízios. Sendo uma área universitária não poderia faltar:

- uma grande sala de leitura silenciosa para estudar;
- uma área de informática com recursos de impressão, digitalização e cópia;
- Duas salas de música: uma com um piano e outra com uma bateria;
- Área de esportes ao ar livre com uma quadra poliesportiva.























Fantástico, não acham?



. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails