18 de jan. de 2016

20 pontes mágicas que parecem levar para outra dimensão

As pontes podem ser consideradas como uma das construções cujas origens se perdem nos alvores do tempo. São as obras civis por excelência. No entanto, são bem mais que simples construções, uma ponte foi, é, e continuará sendo, sem nenhuma dúvida, um elemento indispensável para o desenvolvimento da civilização e da cultura. A ponte é um elemento do "caminho", portanto, não pode ser entendido sem ele, mas também não sem o obstáculo. É o paradigma do esforço da razão em sua pretensão de superar todo o tipo de dificuldade e contratempo.

O que eu quero dizer é que as pontes expressam a superação de um obstáculo, de uma incomunicação, de uma situação comprometida. É o vontade sempiterna por vencer os limites que amordaçam a vontade humana.

A ponte é a metáfora perfeita da união entre as partes, da comunicação, do intercâmbio e do progresso. Também significa a passagem ou trânsito para o outro lado, para o desconhecido. Aprender a ver uma ponte, portanto, vai para além da simples contemplação.

Muito provavelmente a melhor cotação sobre o assunto venha do engenheiro estrutural americano David Barnard Steinman, responsável pela construção de várias pontes notáveis:


- "Porque uma ponte é algo mais que uma coisa de aço e pedra: é a condensação do esforço de cabeças, corações e mãos humanas. Uma ponte é mais que uma soma de deformações e tensões: é uma expressão do impulso dos homens -um desafio e uma oportunidade de criar beleza-. Uma ponte é o símbolo do heróico esforço da humanidade para o domínio das forças da natureza. Uma ponte é um monumento à tenaz vontade de conquista do gênero humano".

Com base nesta frase inspirada, surpreenda-se com 20 imagens de pontes e aquedutos que com toda a confiança podem ser consideradas obras de arte.


Ponte sobre a Cachoeira de Latefossen, na Noruega.



Ponte Dzhurdzhevicha, Montenegro.


Ponte Helix, Singapura.



Ponte de Alexandre III, França.


Ponte Kurilpa, Austrália.


Ponte Siosepol, Irã.




Ponte do Gard, França.



Ponte Henderson Wave, Singapura.



Ponte do Vento e a Chuva, China.




Ponte Python, Amsterdã.


Ponte de Rialto, Veneza.



Ponte do Arco Íris, Banpo, Seul.




Ponte sobre as cataratas de Multnomah, Estados Unidos.



Viaduto Landwasser, Suíça.



Ponte em arco de Areuse Gorge, Suíça.



Ponte Lupu, China.



Ponte da baía de Hangzhou, Chinesa.



Ponte da Aranha, Sun City, África do Sul.



Ponte da Torre, Grã-Bretanha.




Ponte que leva ao Santuário das Lajas, Colômbia.




Fonte



. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails