25 de set. de 2016

Arquitetos italianos transformam antiga caverna em um oásis moderno

As cavernas de Matera, também conhecidas como Sassi, estão localizados no sul da Itália e estão sendo usadas desde os tempos do Paleolítico, quando os habitantes começaram a esculpir na pedra macia para criar casas. 

Com a tarefa do desafio de criar um convidativo interior acolhedor, com um toque moderno, o escritório de arquitetura Manca Studio, dirigido pelos irmãos Alfredo e Marina, habilmente misturou a história com contemporâneo contratados pelo hotel Dimora di Metello. Em seu primeiro projeto de hotel, eles adotaram as curvas do espaço, criando quatro suítes confortáveis, uma área comum, terraço e um spa distribuído por 300 metros quadrados.

As paredes de pedra quente nos quartos abraça os visitantes, dando uma sensação de segurança e calor sem que se sintam claustrofóbicos. Os arquitetos utilizaram paredes brancas para dividir o espaço e maximizar a luz natural, e de alguma forma conseguiram criar luz e interiores luminosos de algo que ninguém poderia pensar possível em um ambiente de caverna.



Desde a sua designação como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1993, as cavernas de Matera tornaram-se um estúdio moderno de como revitalizar um espaço. Depois de seu uso original como habitações trogloditas, as cavernas foram quase continuamente habitadas até a década de 1980, quando saíram de moda.

Mais recentemente, um grande esforço foi feito para transformar as cavernas em hotéis, restaurantes e centros culturais. Demonstrando uma forte capacidade para prestar o respeito ao passado enquanto abraça a modernidade, os designers permitiram que a textura áspera das paredes de tufo resultantes da cinza vulcânica fluam naturalmente para o gesso branco italiano suave. As novas instalações são a prova inconteste de que é possível relaxar num ambiente algar, enquanto desfruta do luxo moderno.








Fonte




. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails