17 de jan. de 2012

Os corvos e sua espantosa inteligência

  • Vídeos mostram com são pássaros inteligentes e brincalhões

O vício dos corvos no jogo e em brincadeiras é bem conhecido, são sem dúvida de todas as aves as mais brincalhonas. 

São capazes inclusive de se divertir com outras espécies, por exemplo, já foram observados brincando de "rato e gato" com cães e lobos.

Os corvos já foram vistos também "esquiando" pela neve por simples prazer. 

Mas, este vídeo, supera tudo, nele é possível ver um corvo que utiliza o que parece a tampa de um pote, para deslizar por um telhado cheio de neve como se tratasse de um experimentando snowboarder com sua prancha:






Assim como os primatas, os corvos vivem em sociedades complexas, acasalam por toda vida, fazem amigos e inimigos e, para sobreviver, aprenderam a cooperar com outros congéneres e também a manipulá-los. Acredita-se que este tipo de comportamento social é uma das principais forças impulsoras da evolução da inteligência em humanos e primatas. 

E possivelmente também que tenha ajudado os corvos a desenvolver um cérebro que se destaca por sua inteligência. Vejam este vídeo antigo e, de grande sucesso do YouTube, que mostra um corvo resolvendo um problema que, para a maioria dos animais, poderia supor uma barreira:




Os corvos possuem um dos cérebros de maior tamanho de todas as aves, comparável em termos relativos ao cérebro humano. Têm incríveis habilidades como a imitação, a resolução de problemas e a intuição. Inclusive são capazes de dirigir outros animais para que trabalhem para eles, por exemplo, atraindo lobos e coiotes ao lugar onde se encontra um animal morto para que estes abram o cadáver e, assim, possam ter acesso à carniça de maneira mais fácil.

O hacker e escritor Joshua Klein, técnico que utiliza o pensamento sistémico, depois de um prolongado estudo de 10 anos do comportamento corvídeo, nos conta em uma super interessante palestra TED sua fascinação pelo Corvus corax:







. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails