18 de jun. de 2012

O simpático e “iluminado” macaco narigudo


  • Segundo algumas crenças, o animal é visto como um líder espiritual.

De nome científico Nasalis larvatus, este peculiar macaco de nariz avantajado é endêmico das regiões de Bornéu (conjunto de ilhas da Ásia). Conhecido popularmente como macaco narigudo, sua aparência faz jus ao nome.

Eles costumam habitar locais de mangue e terras florestais. Podem ser bons nadadores, chegando a migrar de ilha a ilha, muitas vezes são capturados por barcos de pesca nos mares abertos.

Os macacos narigudos exibem um alto grau de dimorfismo sexual e são os primatas com maiores divergências físicas. Além de os machos possuírem este enorme nariz, que pode medir até 7 centímetros, eles são maiores e mais pesados que as fêmeas, podendo medir até 72 centímetros e pesar 24 quilos. Elas, que também têm um nariz levemente avantajado quando comparado com outros macacos, alcançam os 60 centímetros de comprimento, pesando até 12 quilos.


Esta sua característica incomum, que só começa a se desenvolver na fase mais jovem e adulta, tem toda uma função especial. O grande nariz serve tanto para atrair as fêmeas como para amplificar suas chamadas de aviso (através de uma câmara de ressonância). Ao se sentir agitado ou ameaçado, ele incha este órgão com sangue e faz o som de alerta mais alto e mais intenso.


Quanto à sua coloração, ela varia durante suas épocas de vida.  Quando pequenos, possuem a cara azul e a pele escura. À medida que envelhecem, o tom vai puxando mais para o alaranjado e marrom. 

Uma de suas maiores populações pode ser encontrada no Sentarum Danau Parque Nacional, localizado na Indonésia. Normalmente eles costumam viver em grupo de 10 a 32 animais, sempre com um macho adulto, várias fêmeas e os filhotes. Sua dieta consiste principalmente em sementes, folhas, frutas e brotos de mangue.

Devido à contínua perda de habitat e a caça em alguns locais de moradia, esta é mais uma espécie que está sob risco de extinção e incluída na Lista Vermelha da IUCN. Em todo o território de Bornéu e da Malásia eles são protegidos por lei.

De acordo com algumas crenças da Indonésia, o macaco narigudo é visto como um líder espiritual que irá guiar as nações para os caminhos da luz. Ele também carrega a missão de iluminar os caminhos da humanidade, dando exemplos de caráter, amor aos seus semelhantes e iluminação espiritual.





. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails