8 de out. de 2010

A incrível arte do Origami

  • Origami - A incrível arte de dobrar papel

A palavra Origami vem de Oru = dobrar mais Kami = papel. A junção acabou por formar Origami e significa a arte de produzir figuras a partir de folhas de papel. O Origami tradicional surgiu no Japão por volta do século IX e não se usava cola ou tesoura.


As figuras formadas eram sempre animais ou objetos do cotidiano. Alguns autores acreditam que desde o século VI os monges japoneses já praticavam algumas dobraduras. Essas dobraduras foram depois sendo transmitidas através das gerações, apenas entre as famílias nobres, até porque o papel era uma coisa cara e rara. Em 1797 foi publicado um livro chamado Senbazuru Orikata que pode ser traduzido por "como dobrar mil graças". A partir daí o Origami passou a ser uma matéria regular nas escolas japonesas.



Origamis representando objetos diversos eram queimados em rituais nos funerais japoneses como forma de possibilitar aos mortos, adquirirem coisas de que precisavam. Da mesma maneira, cédulas imitando dinheiro verdadeiro e colocadas em envelopes vermelhos confeccionados com técnicas de Origami eram queimadas nos casamentos para atrair a fortuna. 



Diz a lenda ainda que quem fizer 1000 tsurus pensando em uma mesma coisa, obterá o que deseja. É só você experimentar. No Japão, todos os anos no dia 6 de agosto, milhares de Tsurus são depositados no mausoléu erigido em homenagem aos que morreram na tragédia atômica de Hiroxima, para que isso nunca mais volte a acontecer.











Gostou? Então, aprenda a fazer uma flor.




Dica: digite ORIGAMI no youtube e você terá dezenas de aulas grátis.


8 comentários:

Hélio Jr disse...

Acho essa arte incrível, pena que não tenha talento em coisas manuais.

andré disse...

De onde você tirou essas imagens? E gostei muito do robô,parece um transformer! Queria aprender a fazer.





http://sopalhacadaseputarias.blogspot.com/

felipe disse...

tambem pratico origami já fiz a maioria desses menos os kusudamas

Anderson Padua disse...

Olá, comecei a pouco tempo com origamis, mas estou adorando, eu também estou louco por um video ou diagrama do robo, se alguem souber onde encontrar eu agradeço.

Winny Tapajós disse...

Ah, amei o cisne, e a bola, tem uns tão perfeitos que nem origamis parecem.. *-*

Anônimo disse...

DAny!!
oi eu quero muito mesmo dobrar aquele loão do WU por favor mesmooo se vc puder me da ro diagrama ou o CP eu agradeço muito!Desde já obrigada

Unknown disse...

Boa tarde!

Me consegue o jeito de fazer aquele cisne?

Obrigado.

Bertolucci disse...

Julio,

Como já disse a outros leitores da MIB que me enviaram e-mail, não sei como fazer, mas no youtube tem vários vídeos ensinando como fazer diversos Origamis. Espero que tenha boa sorte na pesquisa.

EDITOR DA MIB

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails