12 de set. de 2014

Descoberta uma fortaleza viking de mil anos

Depois de mais de 60 anos de uma vida calma e parada para a arqueologia viking na Dinamarca, uma descoberta agitou a área. Uma fortaleza milenar foi encontrada soterrada pela equipe da curadora Nanna Holm, do Danish Castle Centre, e surpreendeu diversos especialistas.

“Os vikings têm uma reputação de guerreiros loucos e piratas. É uma surpresa para muitos que eles também fossem capazes de construir fortalezas magníficas”, conta Søren Sindbæk, professor de arqueologia medieval na Universidade de Aarhus (Dinamarca), que acredita que esta é uma oportunidade de reexaminar monumentos descobertos anteriormente – fortalezas do tipo Trelleborg Fyrkat, Aggersborg e Trelleborg foram nominadas para inscrição na lista da UNESCO de patrimônios mundiais.

“É um enorme monumento, que mede 145 metros de lado a lado”, relata a curadora. Ela explica que as construções do tipo Trelleborg são reconhecidas pela forma circular precisa das muralhas e pelos quatro portões maciços que são direcionados para os quatro pontos cardeais. “Até agora, já examinamos dois portões e eles combinam exatamente com o plano ‘Trelleborg’. É uma descoberta maravilhosa”, comemora.


“Esta descoberta foi um trabalho de detetive”, conta Sindbæk, que tem pesquisado fortalezas viking durante anos. 

“A localização em Vallø estava no lugar ideal da paisagem: num local onde as antigas estradas principais se encontravam e estendiam-se até o vale do rio Køge, que na Era Viking foi um fiorde navegável e um dos melhores portos naturais da Zelândia”.

O especialista explica que, medindo pequenas variações no magnetismo da Terra, é possível identificar lugares antigos sem destruir nada. “Desta forma conseguimos uma ‘imagem fantasma’ incrivelmente detalhada da fortaleza em poucos dias, então sabíamos exatamente onde poderíamos colocar as trincheiras de escavação para obter o máximo de informação possível sobre a misteriosa construção”, diz.


Nanna Holm salienta que o local era uma instalação militar e provavelmente também um campo de batalha já que, por exemplo, é possível ver que os portões foram queimados. Ela também coloca acima de qualquer dúvida que a fortaleza pertence à Era Viking.

“Fortalezas construídas desta forma só são conhecidas a partir da Era Viking. A madeira queimada nos portões torna possível determinar a idade por meio de datação por radiocarbono e dendrocronologia. As amostras foram enviadas e estamos ansiosos para ouvir os resultados”, revela. “Se estabelecermos exatamente quando a fortaleza foi construída, podemos conseguir compreender os acontecimentos históricos de que ela foi parte”.

  • Atração nacional

Fortalezas vikings são alguns dos monumentos mais famosos da Dinamarca, atraindo turistas de todo o mundo e reescrevendo repetidamente a história do país. Para a Vallø Estate, companhia que possui os campos onde está a descoberta, foi uma surpresa saber que existe um grande sítio arqueológico na propriedade.

“Este é um monumento único, que será de grande valor cultural para a Dinamarca. Estamos muito felizes em apoiá-lo”, afirma Søren Boas, diretor da empresa. Keld Møller Hansen, diretor do Museu do Sudeste Dinamarca, que inclui o Danish Castle Centre, espera que fundos possam ser recolhidos para um grande projeto de pesquisa em colaboração com a Universidade de Aarhus.

Até agora, apenas pequenas partes da fortaleza foram escavadas. A lista de problemas não resolvidos é longa, diz Sindbæk. “É realmente emocionante. Encontrar algo como isso não acontece muitas vezes na vida. A escavação confirmou muito mais do que nos atrevíamos a esperar, mas há muito mais para aprender”, garante. “A próxima grande questão é se havia grandes edifícios dentro do castelo, como nas fortalezas Trelleborg já conhecidas”.

Para ele, esta novidade também levanta a questão de saber se haverá mais fortalezas viking para serem descobertas.



Fonte

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails