7 de out. de 2010

Lugares Incríveis - Pamukkale

  • LUGARES INCRÍVEIS - Pamukkale - piscinas naturais em forma de cascata

Um dos lugares mais belos que já vi


Pamukkale ("castelo de algodão", em turco) é um conjunto de piscinas termais de origem calcária que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata numa colina, situado próximo a Denizli, na Turquia. A formação do Pamukkale deve-se aos locais térmicos quentes por baixo do monte que provocam o derrame de carbonato de cálcio, que depois solidifica como mármore travertino. Foi declarado Património Mundial da UNESCO juntamente com Hierápolis em 1988.




A grande atração é a imensidão branca do penhasco com bacias esculpidas cheias de água e quedas d’água congeladas, que parecem feitas de neve, nuvem, algodão.


A explicação científica são os locais térmicos quentes que por baixo do monte provocam o derrame de carbonato de cálcio, que solidifica como mármore travertino.


A água de Pamukkale é famosa por seus benefícios para os olhos e a pele, e suas propriedades de cura para os males da asma, reumatismo, também. 


Quem vê pela primeira vez fotografias de Pamukkale, ou quem chega a esse local, não se apercebe da realidade que aí encontra. A primeira impressão é que, aquele branca imaculado, só pode ser neve. Só mais tarde, depois de se estabelecer um contacto mais físico, é que se apercebe que são rochas que ali se encontram.


As águas que se encontram dentro dos terraços, brancas e com uma espécie de barro creme, são densas e ficam presas ao nosso corpo. No entanto, é uma sensação bastante agradável.


Tanto as cascatas como a água mudam de cor de acordo com a luz solar que as ilumina e o efeito é surpreendente.


Às vezes brancas, outras azuis, verdes ou ainda avermelhadas. O espetáculo é deslumbrante. A dinâmica contínua da erosão e a transformação da paisagem natural resulta num ambiente inigualável. 


Pamukkale é um dos fenômenos mais originais encontrados na natureza. Fiquei encantado com esse lugar. Com certeza entrou na lista dos lugares que quero ir.


OUTROS PARAÍSOS

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails