8 de mai. de 2015

O peixe que escala rocha atrás de alimento

  • Cientistas ficam perplexos ao flagrar peixe escalando parede de caverna no Equador em busca de alimentos

Um peixe-gato foi flagrado escalando a parede de uma caverna para retirar seu alimento do topo. Os cientistas filmaram o peixe executando a tarefa, aparentemente ‘impossível’, dentro de uma caverna, no Distrito de Napo, no Equador.

Os pesquisadores estavam tentando documentar os diferentes tipos de animais selvagens no complexo de cavernas, quando eles ficaram surpresos ao ver vários outros peixes-gato tentando escalar uma cachoeira, subindo uma ladeira quase vertical. De acordo com site Biologia Subterrânea, esta é a primeira vez que a espécie foi registrada realizando tal feito.

identificaram o peixe como uma espécie de bagre, chamada Loricariidae, que são normalmente encontrados em algumas partes da Amazônia, no Equador e no Peru. Os peixes da espécie têm bocas com poder de sucção, que usam para se agarrar em rochas e árvores, em águas de correnteza forte.

7 de mai. de 2015

Artistas ocultam cicatrizes de mastectomia com tatuagens

Faz alguns anos o tatuador David Allen foi contactado por uma possível cliente com uma proposta fora do comum. 

Ela havia lutado contra um câncer de mama e passou por uma mastectomia com consequente reconstrução das mamas. A cliente, chamada Adriana, queria que o artista ocultasse suas cicatrizes resultantes da cirurgia com tatuagens com motivos florais (3 primeiras fotos). Allen não titubeou e logo aceitou o desafio que mudou a sua vida como profissional. Allen conta que o processo foi impressionante e exigiu confiança de ambos:

- "Eu sabia que tudo o que eu tinha era a minha visão, meu olho. Anos de paixão pela tatuagem. Ela estava lá... vulnerável, mas disposta a confiar no meu ponto de vista. A pressão foi incrível, mas juntos nós criamos uma obra de arte. Sua cicatriz finalmente estava oculta, mas o mais importante: ela recuperou sua auto-estima e retomou o controle de sua vida".

Hoje, Allen continua à procura de clientes que desejam esconder sua cicatrizes por meio das tatuagens. Ele realiza em torno de dois projetos por mês e geralmente usa desenhos florais ou orgânicos para essas tatuagens especializadas.

Existem outros artistas da tatuagem que executam procedimentos semelhantes, muitos dos quais estão presentes na plataforma P.INK, que conecta sobreviventes do câncer de mama com tatuadores experimentados em trabalhar com cicatrizes associadas à mastectomia.

6 de mai. de 2015

Homem mudou-se para uma cidade e não entendia porque todos o cumprimentavam na rua

Existe uma crença muito estendida de pensar que todos temos algum dublê nosso circulando pelo mundo. 

E não é uma ideia muito disparatada, se levarmos em conta que a terra é habitada por mais de 7 bilhões de pessoas, inferir que mais de uma cara se repita, afinal de contas há um número limitado de "configurações faciais". 

Estatísticas, baseadas na genética, aliás, avaliam que é possível que existam até 40 mil doppelgangers seus perambulando por ai.

A história de Neil Richardson, no entanto, vai um passo mais além e não fica no simples episódio de encontrar com um gêmeo de outra mãe, já que têm uma série de estranhas coincidências em suas vidas.

Tudo começou quando Neil se aposentou e foi morar na cidade de Braintree, em Essex, Reino Unido. Depois de sua chegada ele começou a observar que muitas pessoas lhe saudavam, alguns diretamente lhe chamavam de John e alguns até o tratavam como se o conhecessem de toda uma vida. Ele até chegou a pensar:

4 de mai. de 2015

Empresa quer transformar o cheiro de entes queridos falecidos em um perfume consolador

  • Graças a uma empresa francesa, em breve poderá ser possível armazenar o aroma reconfortante de um ente querido para sempre.

Eles planejam lançar sua nova linha de perfumes feitos a partir de fragrâncias que as pessoas deixam em suas roupas, em setembro deste ano.

A ideia da agente de seguros, Katia Apalategui, surgiu há sete anos, quando ela ficou arrasada com a perda de seu pai. Na época, ela desejava que houvesse uma maneira que ela pudesse armazenar seu perfume em um frasco. Aparentemente, sua mãe se sentia da mesma maneira: "Eu também sentia falta do cheiro dele e não queria lavar a fronha que ele usava", disse Katia.

Intrigada com a ideia de preservar o odor, Katia começou a investigar se realmente poderia fazer isso acontecer. Ela tentou pesquisar, mas teve pouco sucesso, até se deparar com uma agência de inovação chamada Seinari, na Normandia.

Eles colocaram Katia em contato com o departamento de química orgânica e macromolecular na Universidade de Le Havre. Os pesquisadores não conseguiram explorar as possibilidades de trazer a ideia para a realidade, em um primeiro momento. Depois de muitas tentativas e muitos erros, eles finalmente desenvolveram uma técnica para extrair o odor da roupa de uma pessoa e reconstituí-lo como um perfume à base de álcool, em apenas quatro dias.

3 de mai. de 2015

Lago dos Cisnes - Como você nunca viu

  • A arte e sua incrível beleza vai fazer você se emocionar (balé e circo)

O conhecido e clássico conto de fadas em forma de balé "Lago dos Cisnes" foi encomendado pelo Teatro Bolshói em 1875 e sua primeira representação aconteceu em 1877. 

A música foi composta por Tchaikovski; trata-se de sua 20º obra e foi o primeiro de seus balés. Na produção original a coreografia foi criada por Julius Reisinger. Fonte de polêmica, acreditam que o libreto foi escrito por Vladimir Petrovich Begichev e Vasily Geltser, baseando-se no conto alemão "Der geraubte Schleier" de Johann Karl August Musäus.

Desde então, esta obra foi interpretada e reinterpretada em infinitas ocasiões, adaptada ao cinema e à literatura, e serviu de inspiração para criar novas histórias.

Ainda que o balé russo seja o máximo representante desta magnífica obra, não queríamos deixar de compartilhar esta outra performance realizada pelo Grande Circo Estatal Chinês, uma mistura de balé e número circense que vai te deixar de pelos eriçados. Simplesmente espetacular.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails